O que é drenar o rim?

Índice

O que é drenar o rim?

O que é drenar o rim?

A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga.

Como drenar urina do rim?

Quando a hidronefrose aguda é causada por uma obstrução que não é facilmente aliviada, a urina que se acumulou acima da obstrução pode ser drenada com um tubo macio inserido através das costas no rim (tubo de nefrostomia) ou por meio da inserção de um tubo de plástico macio que conecta a bexiga ao rim (stent ureteral).

O que causa hidronefrose nos rins?

A maioria dos casos de Hidronefrose é causada por outras doenças renais como tumores nos rins ou cálculo renal. Essas duas doenças podem originar a obstrução do canal urinário, causando assim o inchaço dos rins. Porém, outras complicações que não estão relacionadas ao órgão também podem desencadear esta condição.

Quanto tempo fica um dreno no rim?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.

Como funciona um dreno no rim?

Outra forma muito comum de drenagem é a sonda de nefrostomia, que é introduzida dentro do rim na área operada, através do pequeno orifício que é feito na região lombar para a realização da cirurgia. Esta sonda é mantida para drenagem de urina, geralmente sanguinolenta nos primeiros dias.

Porque drenar o rim?

O médico pode realizar também uma cateterização da bexiga, que é um procedimento em que um tubo fino é inserido através da uretra com o objetivo de drenar a urina. Se muita urina conseguir ser drenada, significa que existe uma obstrução e que o rim pode estar inchado também.

Quando a urina volta para o rim?

Refluxo urinário é quando a urina flui de volta, da bexiga para o ureter e, às vezes, para o rim, geralmente por causa de um defeito congênito do trato urinário. Cada rim filtra continuamente os resíduos do sangue para produzir urina. A urina, então, é drenada pelos ureteres para a bexiga em baixa pressão.

Como tratar a hidronefrose renal?

O tratamento para hidronefrose consiste em retirar a urina acumulada e eliminar a causa da doença, para que a urina possa fluir livremente até à bexiga e sair do rim, diminuindo o inchaço.

Quais os riscos da hidronefrose?

Quando a hidronefrose não é tratada adequadamente, o inchaço do rim vai provocando pequenos danos que dificultam o funcionamento do órgão. Assim, ao longo do tempo, podem surgir desequilíbrios de minerais importantes do corpo, assim como infecções graves nos rins e um elevado risco de desenvolver insuficiência renal.

Como é feita a drenagem do rim?

A drenagem do rim por dois métodos é uma nefrostomia clássica ou nefrostomia aberta e punção percutânea. Com nefrostomia aberta, é feita uma incisão na região lombar. Na ferida operatória, um rim é excretado, uma incisão é feita no rim, através da qual um cateter é inserido na pélvis, que é fixado por suturas na pele.

Como é feito o corte do rim?

Independentemente do tipo de cirurgia, é feito um corte na ligação entre o ureter e o rim e depois restauração dessa ligação. Durante o procedimento é ainda colocado um cateter para drenar o rim e diminuir o risco de complicação, que depois deve ser retirado pelo médico que realizou o procedimento cirúrgico.

Como estimular a drenagem do corpo?

Pode estimular a drenagem do corpo devido às suas caraterísticas diuréticas e à presença do ácido clorogênico, o qual facilita a digestão e purificação das toxinas ingeridas. Pode ser consumido de diversas formas, mas o ideal são cinco xícaras de chá verde por dia, atentando no consumo suficiente de água.

Como pode ser feito o tratamento para o rim inchado?

O tratamento para rim inchado vai depender da sua causa, mas pode ser feito com remédios prescritos pelo nefrologista ou urologista para aliviar os sintomas ou prevenir infecções que são comuns de acontecer quando o rim encontra-se dilatado. Além disso, em alguns casos pode ser indicada a realização de pequena cirurgia para retirar ...

Postagens relacionadas: