Como a educação profissional pode se relacionar com o ensino regular?
Índice
- Como a educação profissional pode se relacionar com o ensino regular?
- Quais são as políticas públicas educacionais?
- Qual o objetivo da educação profissional e tecnológica?
- Que tipo de aprendizagem precisamos na educação profissional?
- Qual a diferença entre ensino médio e ensino técnico e o ensino profissionalizante?
- Qual é a qualidade da Educação?
- Quem é o profissional da Educação?
- Qual a qualidade do ensino no Brasil?
- Será que a sociedade e a escola valorizam os profissionais da Educação?
Como a educação profissional pode se relacionar com o ensino regular?
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, diz que “a educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho”.
Quais são as políticas públicas educacionais?
Entre esses aspectos, podemos citar: escola para todos, educação de qualidade, eliminação do déficit de aprendizagem, conciliação entre trabalho e atividades escolares, combate à evasão escolar, ambiente jovem e acolhedor, integração a iniciativas de combate à miséria e esclarecimento sobre o papel da escola.
Qual o objetivo da educação profissional e tecnológica?
A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.
Que tipo de aprendizagem precisamos na educação profissional?
A educação profissional precisa ser, portanto, sempre complementar à educação básica, tanto no nível básico onde o aluno pode até não ter a escolaridade obrigatória completa, mas deve melhorar suas habilidades básicas e ser estimulado à conclusão do ensino fundamental regular ou supletivo, quanto nos níveis técnico ou ...
Qual a diferença entre ensino médio e ensino técnico e o ensino profissionalizante?
Diferenças dos cursos técnicos e profissionalizantes Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.
Qual é a qualidade da Educação?
Há um conjunto de variáveis, intra e extraescolares, que interferem na qualidade da educação, entre elas, a concepção mesma do que se entende por educação. Qualidade e quantidade são conceitos complementares já que qualidade para poucos é privilégio, não é qualidade.
Quem é o profissional da Educação?
Apóia-se em teóricos renomados como Paulo Freire, Moacir Gadotti, entre outros, que entendem que o profissional da educação tem um papel eminentemente político a desempenhar, educando para a transformação da sociedade atual, tendo em vista uma educação igualitária e com qualidade para todos.
Qual a qualidade do ensino no Brasil?
Suas áreas de pesquisa abarcam educação, desigualdade e mobilidade social. Como visto no artigo anterior, o Brasil, apesar de seu grande gasto em educação como proporção do PIB, fica com resultados da qualidade de seu ensino muito aquém do que deveria de acordo com seu nível de gasto.
Será que a sociedade e a escola valorizam os profissionais da Educação?
A sociedade e a escola têm valorizado os profissionais da educação, ou, como nos aponta Arroyo (2202, p. 9), vêem esses como «um apêndice, um recurso preparado, ou despreparado?».