Como se dá o crescimento dos ossos?

Índice

Como se dá o crescimento dos ossos?

Como se dá o crescimento dos ossos?

É na passagem de cartilagem para osso que ocorre o crescimento dos ossos longos. Primeiro vasos sanguíneos começarão a depositar cálcio no meio do osso longo, formando tecido ósseo em substituição à cartilagem. À medida que o centro do osso se torna tecido ósseo, as extremidades cartilaginosas se alongam.

Como ocorre o crescimento em comprimento e largura dos ossos?

O osso cresce em comprimento e espessura. Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação.

O que é a placa Epifisária?

Placas de crescimento ou Placa epifisária são estruturas compostas por cartilagem, osso e componentes fibrosos. Normalmente se apresentam nas extremidades dos ossos longos (ossificação endocondral).

Quais fatores influenciam o crescimento dos ossos?

Existem fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, tais como: fator genético, ... o fator físico. Neste, duas coisas determinam o crescimento ósseo: a força de tração e força de pressão. O último fator é o hormonal, neste, é o hormônio de crescimento (GH) que estimula o disco epifisário e periósteo.

Qual o desenvolvimento dos ossos após o nascimento?

Após o nascimento, o desenvolvimento dos ossos durante os primeiros meses de vida continua em ritmo acelerado. Isso está ligado a vários fatores, assim como quando o bebê estava no útero. O esqueleto de um bebê tem 270 ossos no momento do nascimento.

Como ocorre o desenvolvimento dos ossos dos bebês?

O desenvolvimento do sistema esquelético ocorre ao longo da vida. Mas o desenvolvimento dos ossos dos bebês ocorre de maneira mais rápida e mais aparente, especialmente nos dois primeiros anos da infância.

Qual é o fator genético do crescimento ósseo?

No fator genético, é o código genético – DNA- que determina qual será a altura máxima de cada indivíduo. Com relação aos fatores nutricionais, sabe-se que para um crescimento ósseo adequado não podem faltar proteínas, cálcio e vitaminas como a C e a D.

Postagens relacionadas: