Quais são as modalidades de mediação judicial?

Índice

Quais são as modalidades de mediação judicial?

Quais são as modalidades de mediação judicial?

Conheça os 5 principais tipos de mediação existentes

  • Mediação do tipo facilitadora;
  • Mediação do tipo avaliativa;
  • Mediação do tipo narrativa;
  • Mediação do tipo transformativa; e.
  • Mediação do tipo warattiana.

Qual o modelo de mediação adotado nas negociações episódicas?

Para que a mediação seja realizada, a doutrina nacional e internacional costuma indicar três escolas clássicas: a) o Modelo Tradicional-Linear de Harvard, b) o Modelo Circular-Narrativo de Sara Cobb e c) Modelo Transformativo de Bush e Folger.

O que é uma mediação judicial?

Ocorre no âmbito judicial, as audiências são realizadas por um mediador indicado pelo o juiz. O juiz designará a audiência de mediação quando receber a petição inicial, numa tentativa pré-processual de solução do litígio. Caso contrário, o processo seguirá em curso normal.

Como ocorre a audiência de mediação judicial?

Audiência de Conciliação ou Mediação é o ato no qual as partes se reúnem com um conciliador ou mediador para, juntos, acharem uma solução ou acordo que ponha fim ao conflito.

Quais são as modalidades de solução de conflitos espontâneos?

Nesse panorama podemos identificar duas modalidades de solução de conflitos de interesse: a heterocomposição – onde se destacam, principalmente, o processo judicial e a arbitragem; e a autocomposição, que engloba a mediação e a conciliação.

Quais são as técnicas de mediação?

5 técnicas de mediação de conflitos que você precisa conhecer

  • Escuta Ativa. Nessa técnica, o mediador observa a linguagem verbal e não verbal das partes e tenta compreender informações relevantes, estimulando-as a expressar suas emoções e instigá-las a ouvir uma à outra. ...
  • Rapport. ...
  • Parafraseamento. ...
  • Brainstorming. ...
  • Caucus.

Em que consiste a mediação Facilitativa?

Na mediação tradicional, ou facilitadora, um mediador profissional tenta facilitar a negociação entre as partes em conflito. Em vez de fazer recomendações ou impor uma decisão, o mediador incentiva os participantes a alcançar sua própria solução de maneira voluntária, explorando os interesses mais profundos.

O que é a mediação transformativa?

Na mediação transformativa, a solução do conflito deixa de assumir o papel de finalidade em si para ganhar relevância enquanto consequência natural de um processo confluente de empatia e autor respeito.

Como é feita a mediação?

A mediação é um método alternativo de resolução de conflitos por meio do qual é possível resolver um conflito sem que seja necessária a interferência da Justiça. Prevê a participação de uma terceira figura, o mediador, neutro e imparcial, que auxilia as partes no diálogo rumo ao acordo.

Como funciona o modelo de mediação?

Esse modelo de mediação tem como objetivos restabelecer a relação e empoderar as pessoas em conflito para, depois, resolver a disputa. O método foca em que cada uma das partes possa compreender as necessidades e os interesses da outra.

Quais são os tipos de mediação?

Abordaremos, neste artigo, cinco tipos de mediação: Mediação do tipo facilitadora; Mediação do tipo avaliativa; Mediação do tipo narrativa; Mediação do tipo transformativa; e. Mediação do tipo warattiana. Cada uma delas representa uma técnica diferente para se chegar ao resultado: um acordo entre as partes.

Qual o papel do mediador no processo judiciário?

Isso porque a mediação, diferentemente dos processos judiciais, não procura um vencedor, mas um ponto de convergência entre os envolvidos. O papel do mediador não é o de julgador, e o profissional não tem poder de decisor, mas, sim, de catalisador, visando permitir o melhor diálogo entre os mediados.

Posso desistir do processo de mediação?

Ambas as partes podem desistir do processo de mediação a qualquer momento. A mediação pode envolver a presença de advogados para as duas partes, o que fica a critério de cada uma.

Postagens relacionadas: