Qual a forma certa de descartar medicamentos?

Índice

Qual a forma certa de descartar medicamentos?

Qual a forma certa de descartar medicamentos?

O correto é encontrar um local adequado de descarte, como farmácias que têm posto de coleta. Não são, porém, todas as farmácias ou unidades básicas de saúde que fazem a coleta. Pelo site Programa Descarte Consciente é possível encontrar locais que cuidam da coleta e destinação adequada ao remédio.

O que fazer com medicamentos vencidos na farmácia?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o correto descarte de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.

Quem fiscaliza o descarte correto de medicamentos?

O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, regulamentou na última sexta-feira, 05 de junho, por meio de decreto, a logística reversa de medicamentos.

Como deve ser feito o descarte de medicamentos?

Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos.

Como você fez o descarte de medicamentos vencidos em um ponto de coleta?

Ok, você fez o descarte correto dos seus medicamentos vencidos em um ponto de coleta, como em farmácias e drogarias, e depois, o que acontece com eles? Os objetos como seringas e agulhas são primeiramente descontaminados em uma usina de tratamento, depois destinados a aterros sanitários como resíduos sólidos.

Como são tratados os medicamentos vencidos?

Os medicamentos vencidos são tratados por processos térmicos, geralmente queimados em usinas de incineração, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.

Qual a quantidade de remédios descartados anualmente no meio ambiente?

Brites começou, então, um projeto de dissertação de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de alertar as pessoas acerca do descarte consciente de medicamentos. Segundo o enfermeiro, ainda não se sabe qual a quantidade de remédios vencidos descartada anualmente no meio ambiente.

Postagens relacionadas: