Como Originou-se a Serra do Mar?

Índice

Como Originou-se a Serra do Mar?

Como Originou-se a Serra do Mar?

A Serra do Mar surgiu por recuo erosivo da falha Paleocênica de Santos, situada mais a leste, na plataforma continental sul-americana. A Falha de Santos provocou o abatimento do planalto, correspondente à superfície Japi.

Quais rochas formam a Serra do Mar?

Formação. A serra do Mar pertence ao Complexo Cristalino Brasileiro sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses. As formas atuais da serra do Mar derivam de vários fatores: diferença de resistência das rochas, falhamento do relevo e sucessivas trocas climáticas.

Onde fica a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira?

Coordenadas: 22º 28' S 45º 00' W
Serra da Mantiqueira
Parte da serra da Mantiqueira em Passa Quatro, Minas Gerais.
Localização
Coordenadas22° 28' 05" S 45° 0' 12" O
LocalizaçãoMinas Gerais Rio de Janeiro São Paulo

Como é o relevo da Serra do Mar?

A Serra do Mar corresponde a um conjunto de escarpas festonadas com cerca de 1.000km de extensão, estendendo-se do Rio de Janeiro ao norte de Santa Catarina. Em São Paulo, ela impõe-se como típica borda de planalto, nivelada em altitudes de 800 a 1.200m.

Como se formam os morros?

Morro, colina ou cerro é a caracterização de um acidente geográfico que é formado através de pequenas elevações de terreno com declive suave.

Quais cidades fazem parte da Serra do Mar?

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião.

Qual é a vegetação da Serra do Mar?

As escarpas da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira possuem como fitofisionomia principal a floresta ombrófila densa.

Onde se localiza a Serra da Mantiqueira?

Minas Gerais Serra da Mantiqueira/Estado

É possível chamar a Serra do Mar de cordilheira brasileira?

Embora não podemos chamar a Serra do Mar de uma “cordilheira” devido aos fatores genéticos que a Geomorfologia atribui à esta feição de relevo. Podemos chamar de “montanhas” as maiores elevações que compõem a Serra, o que desmistifica a afirmação de que no Brasil não existem montanhas.

Postagens relacionadas: