Qual a origem do Hip Hop no Brasil?

Índice

Qual a origem do Hip Hop no Brasil?

Qual a origem do Hip Hop no Brasil?

O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood.

Quando surgiu o nome Hip Hop no Brasil?

Na década de 80 surgiu o movimento Hip Hop no Brasil. Este nome ainda não era muito conhecido entre o povo daquela época, o Break Dance era mais conhecido popularmente, pois era a “febre” do momento.

Como é o movimento Hip Hop no Brasil?

O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. A estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, é considerada o berço e referência da cultura Hip Hop no Brasil.

O que é hip hop e como surgiu?

Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.

Qual é a origem do hip hop?

Doodle interativo celebra os 44 anos do gênero que nasceu em Nova York e se espalhou pelo mundo. Em 11 de agosto de 1973, uma festa no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx (Nova York), deu início a uma nova corrente musical e cultural: o hip hop. Seus participantes não imaginavam o que estava para acontecer ali.

Quem criou o hip hop no Brasil?

Pode-se considerar a cidade de São Paulo como o berço brasileiro do Hip Hop. Na década de 1980, ocorriam festas e encontros de jovens na rua 24 de Maio e no Metrô de São Bento. Nestas festas, foram formados diversos artistas de renome, como Thaíde, DJ Hum, Rappin Hood e os próprios Racionais MC's.

Quem trouxe o movimento hip hop para o Brasil?

Como já falamos, o hip hop americano chegou ao Brasil pelos dançarinos de break dance, que usavam as músicas para criar novos passos. Na época, a dança de rua já era muito popular por aqui e tinha diversos seguidores.

Que é conhecido como o criador oficial do movimento hip hop?

O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.

Como o movimento hip hop se manifesta na cultura brasileira?

Segundo ele, essa expressão cultural está muito ligada à formação da identidade do adolescente e ao protagonismo juvenil. Assim como Marcio Barreto, Buzo concorda que o hip-hop fala diretamente ao jovem, e critica o sistema de educação no Brasil que não reconhece isso como uma ferramenta capaz de cativar os alunos.

Quais são os três elementos que compõem o movimento do hip hop?

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento HipHop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance.

Por que o hip hop chega ao Brasil?

O Hip Hop chega ao Brasil, vindo da Florida (EUA), pelo ritmo “Miami Bass” de músicas com batidas rápidas e erotizadas, mas este ritmo aqui foi batizado de “Funk”, uma retomada ao movimento anterior. Duas vertentes vão surgir neste estilo que acaba de chegar às comunidades de baixa renda.

Qual a origem do hip hop?

Para abordar o Hip Hop torna-se essencial resgatar, de forma sucinta, a origem do funk, pois essa forma de música surgiu da música negra americana, o “Rhythym and Blues”, rotulada como “race music” até cair no gosto popular dos jovens brancos americanos.

Quando começou a viagem do hip-hop pelo mundo?

A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.

Como o hip hop se tornou um meio de expressão desses jovens excluídos?

Num contexto de uma sociedade mergulhada no preconceito racial e sob um regime de ditadura, o hip hop, se tornou um meio de expressão desses jovens excluídos. Rappers como Rappin Hood, que está desde o início no movimento, viveram diversas situações de repressão em que a polícia fazia batidas apenas pelo tipo de música que eles cantavam.

Postagens relacionadas: