Como é feita a drenagem do derrame pleural?

Índice

Como é feita a drenagem do derrame pleural?

Como é feita a drenagem do derrame pleural?

A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.

Quando se deve drenar um derrame pleural?

As indicações de drenagem simples são: derrames pleurais com secreção purulenta espessa (empiema); bactérias ao Gram ou à cultura (o que é dificultado, pois, no momento da toracocentese, a maioria dos pacientes já está em uso de antibioticoterapia); alterações bioquímicas que mostrem invasão bacteriana (pH < 7,1, ...

Onde drenar derrame pleural?

O local de drenagem desses casos é o segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular (Figura 3). Após a colocação da pequena “cabeça” do dreno na cavidade pleural, o mesmo será tracionado, deixando-o acolado à pleura parietal.

Como é feita a drenagem do pulmão?

O médico anestesia a área entre as duas costelas e faz uma pequena incisão para inserir o dreno. O dreno é conectado para sucção. Em geral, uma radiografia do tórax é realizada após a inserção do dreno para confirmar sua colocação correta.

Quanto tempo dura a drenagem no pulmão?

Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.

É perigoso derrame pleural?

É incomum o derrame pleural ser uma causa de morte, visto que o tratamento dessa condição é bastante simples e eficaz. O risco de morte é mais relacionado ao problema que originou o derrame.

Postagens relacionadas: