Quais são os marcos históricos da fundação da cidade de Salvador?

Índice

Quais são os marcos históricos da fundação da cidade de Salvador?

Quais são os marcos históricos da fundação da cidade de Salvador?

O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Tomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a primeira cidade da América Lusitana.

Qual foi a primeira construção da cidade de Salvador?

1549 Igreja da Ajuda. O templo marcou história a ser o primeiro construído dentro dos muros de Salvador, em 1549, o primeiro a abrigar jesuítas no País e a primeira catedral do Brasil, em 1552.

Como é chamado o março principal da cidade de Salvador?

Marco da Fundação da Cidade do Salvador é o marco zero que marca a fundação do município fundando em 29 de março de 1952 e localizado no Porto da Barra da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia.

Qual é o março zero de Salvador?

Notas: Instalado no Porto da Barra, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.

Quando foi fundada a cidade do Salvador?

Em 1536, foi fundada uma vila na Barra. A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Thomé de Sousa. Foi planejada e construída para ser a capital da América Lusitana, dando início à colonização efetiva do Brasil.

Quando a cidade de Salvador foi atacada por tropas portuguesas?

A cidade de Salvador tornou-se uma base para o movimento de independência do Brasil e foi atacada por tropas portuguesas, em 1822, antes de ser libertada em 2 de julho de 1823 .

Quem eram os donos das capitanias de Salvador?

Os donos das Capitanias eram chamados de donatários e Francisco Pereira Coutinho ganhou parte da território de Salvador, fundado na época como “Arraial do Pereira”. Coutinho teve o comando do Arraial, mais tarde batizada de “Vila Velha” até 1549 na ocasião da chegada de Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil.

Postagens relacionadas: