O que o seroma pode causar?

Índice

O que o seroma pode causar?

O que o seroma pode causar?

O que pode causar o seroma Cirurgias extensas, como remoção da mama em caso de câncer; Casos que necessitam de drenos após a cirurgia; Cirurgias que provocam lesões em vários tipos de tecidos; Pessoas que têm histórico anterior de seroma.

Como evitar seroma Post Cirugía?

De acordo com o médico, algumas medidas podem ser adotadas ainda na cirurgia para prevenir o seroma. "O ideal é evitar espaços mortos na sutura do tecido subcutâneo. O uso de drenos após o procedimento também ajuda a eliminar o líquido para prevenir seu acúmulo", diz Molina.

Que cor é o seroma?

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa.

É perigoso seroma?

O seroma costuma ser uma condição benigna e transitória no pós operatório de uma cirurgia plástica. Apesar de não ser uma emergência é bastante importante realizar sua remoção quando averiguado e com grande volume.

Como é o tratamento do Seroma?

Tratamento. O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico.

Como utilizar o dreno na abdominoplastia?

O objetivo de utilizar o dreno na abdominoplastia é evitar a retenção de líquido na barriga nos primeiros dias de pós-operatório. O dreno pode ser de borracha, plástico ou silicone. A escolha pelo tipo de material vai depender da região que ele será colocado.

Como a drenagem linfática pode amenizar o seroma?

A drenagem linfática ajuda e pode amenizar os riscos do seroma, como explicamos no post “ Importância da drenagem linfática no pós operatório ”. O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido.

Quais cuidados deve ter após uma cirurgia abdominal?

Além disso, no caso de existir risco aumentado de desenvolver um seroma, normalmente o médico coloca um dreno durante a cirurgia para que o líquido acumulado possa sair enquanto a ferida cicatriza. Confira os principais cuidados que se deve ter após uma cirurgia abdominal para acelerar a recuperação.

Postagens relacionadas: