Qual a importância da educação para a formação do cidadão?

Índice

Qual a importância da educação para a formação do cidadão?

Qual a importância da educação para a formação do cidadão?

A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.

Qual o papel da educação na construção do cidadão ou seja daquele que tem cidadania?

O que a caracteriza é a formação para a cidadania. A Escola cidadã, então, é a escola que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela. Ela não pode ser uma escola cidadã em si e para si. Ela é cidadã na medida mesma em que se exercita na construção da cidadania de quem usa o seu espaço.

Qual é importância da educação para o desenvolvimento humano e para a sociedade?

A educação é o motor da sociedade, pois, como já mencionamos, com ela é possível o indivíduo se desenvolver intelectualmente. E quanto mais pessoas buscam o conhecimento e evoluem, melhor é para a sociedade, que terá mais ferramentas para alcançar o desenvolvimento social e reduzir as desigualdades.

Qual é o papel da escola na formação do cidadão?

A escola, enquanto instituição formadora, tem como função instrumentalizar o sujeito, entendido como um ser social que estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade. ... Desta maneira o sujeito se forma e é formado a partir da base biológica e da prática social estabelecida.

O que significa formar um aluno cidadão?

Associar a escola à formação de cidadão é uma realidade em nossa sociedade. ... É na escola que o aluno tem a oportunidade de se manifestar como indivíduo, portanto, é lá que ele adquire a consciência de seus direitos e deveres, expressa suas opiniões e defende seus princípios como cidadão.

Qual é o papel da escola Segundo Paulo Freire?

Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.

Qual a educação e a formação do cidadão crítico?

A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO, AUTÔNOMO E PARTICIPATIVO Lurdes Thomaz1 Rita de Cássia Oliveira2

Como sou professora de cidadania?

Sou Professora PDE 2008, pertencente à Área de Gestão Escolar, o tema pesquisado foi cidadania, realizado através da Universidade Estadual de Ponta Grossa e orientada pela Professora Doutora Rita de Cássia da Silva Oliveira.

Como compreender a cidadania?

compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

Qual a forma de avaliação da cidadania?

Os professores e toda a comunidade escolar, a forma de avaliação são transmissores de normas e valores que norteiam e preparam o individuo para viver coletividade. Assim, é importante que as questões de vida em sociedade faça parte, com clareza, da organização curricular, levando a ética ao centro de reflexão e do exercício da cidadania.

Postagens relacionadas: