O que torna uma criança especial?
Índice
- O que torna uma criança especial?
- Como lidar com um filho especial?
- Como explicar as deficiências para as crianças?
- Quais sintomas de uma criança especial?
- Porque nascem filhos especiais?
- Como ajudar meu filho com deficiência intelectual?
- O que falar de pessoas com deficiência?
- Como tratar uma criança com deficiência?
- Como anda a educação dos seus filhos?
- Como educar o filho com carinho?
- Como elogiar os filhos?
- Como envolva-se na vida dos filhos?
O que torna uma criança especial?
Crianças Especiais. Este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes síndromes infantis . Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho.
Como lidar com um filho especial?
É importante tratá-las de forma igualitária e levar em conta as suas limitações, mas sem superprotegê-las. “Ter um filho especial é se tornar uma professora para educá-lo e uma médica para atendê-lo, ser a sua advogada para representá-lo e uma leoa para defendê-lo.”
Como explicar as deficiências para as crianças?
Deixe que falem sem interrupções para entender a linha de raciocínio para só então fazer mais perguntas ou determinada afirmação. Pesquisem juntos. Se a criança apresentar uma curiosidade específica sobre alguns dos assuntos, pesquisem juntos sobre o tema. Cuide do seu próprio discurso.
Quais sintomas de uma criança especial?
Sintomas de autismo na criança
- Dificuldade na interação social. Não olhar nos olhos ou evitar olhar nos olhos, mesmo quando alguém fala com a criança, estando bem próximo; ...
- Dificuldade de comunicação. ...
- Alterações comportamentais.
Porque nascem filhos especiais?
Outras origens são uso de álcool e drogas na gestação, em 45% dos casos. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) concluiu que 35% dos estudantes das Apaes têm deficiências de origem genética, sendo que em 15% dos casos o problema é hereditário – passado de geração para geração.
Como ajudar meu filho com deficiência intelectual?
Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
O que falar de pessoas com deficiência?
Falar sobre deficiência precisa ser natural Muitas vezes, as pessoas com deficiência (PCD) ainda carregam esse estigma errado de que são incapazes e precisam se esconder da sociedade. Esse passado precisa ser esquecido e a forma de mudar essa situação é mostrando a deficiência como algo natural.
Como tratar uma criança com deficiência?
Fale com a criança sobre seus desafios. A encoraje a explicar para as outras crianças como ele lida com sua deficiência e quais são seus planos para o futuro. Deixe que a criança tome conta de si mesma o máximo possível. Permita que a criança opine nas decisões que a afetam, sempre que possível.
Como anda a educação dos seus filhos?
Ano novo é um ótimo momento de avaliar como anda a educação dos seus filhos. Conversamos com Carmen Costa, psicopedagoga, psicomotricista e professora de Educação Física. Ela trabalha há mais de 20 anos com bebês e crianças pequenas e é conhecida por muitas mães como uma "personal baby".
Como educar o filho com carinho?
O primeiro passo para educar com carinho é amar o filho pelo que ele é, não pelo que ele faz. Por isso, demonstrações de amor devem ocorrer independentemente do comportamento da criança e os momentos em família – como comemorações pelo aniversário do filho e a participação na vida escolar dele – precisam fazer parte da rotina.
Como elogiar os filhos?
9) Ser sincero e sempre falar a verdade aos filhos. 10) Elogiar mais as ações positivas do que corrigir as negativas. Para cada crítica, fazer pelo menos 10 elogios verdadeiros. 11) Nunca humilhar a criança. 12) Demonstrar à criança que você confia nela. 13) Amar os filhos de forma incondicional!
Como envolva-se na vida dos filhos?
Envolva-se na vida dos seus filhos Durante o processo educacional é necessário conhecer os filhos por meio do diálogo, brincadeiras e da troca de experiências.