Como a escola pode se preparar para receber um aluno surdo?
Índice
- Como a escola pode se preparar para receber um aluno surdo?
- Como a Libras contribui para a escolarização do aluno com surdez no processo ensino-aprendizagem?
- Como funciona o processo de inclusão do surdo no sistema educacional?
- Qual o melhor caminho a se percorrer para a inclusão do surdo?
- Como uma professora pode ajudar um aluno surdo?
- Qual o papel da escola para surdos?
- Como é o processo de aprendizagem para os alunos surdos aprenderem essa língua?
- Como acontece o processo de inclusão do surdo?
- O que é inclusão do surdo?
- Como é a integração do aluno surdo em classe comum?
- Como receber bem os alunos da escola?
- Por que o intérprete faz a ponte entre professor titular e aluno surdo?
- Por que a escola especial deve oferecer apoio ao aluno?
Como a escola pode se preparar para receber um aluno surdo?
O professor da sala de recursos, juntamente com a direção da escola e a equipe técnico-pedagógica, deve preparar o professor da classe comum que vai receber os alunos surdos....– Compete ao professor regente:
- liderar a classe;
- ordenar o processo de ensino-aprendizagem;
- resumir suas aulas no quadro;
- avaliar o aluno.
Como a Libras contribui para a escolarização do aluno com surdez no processo ensino-aprendizagem?
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Como funciona o processo de inclusão do surdo no sistema educacional?
Dorziat (2004) considera que a inclusão social de pessoas surdas, objetivando sua participação social efetiva, depende de uma organização das escolas considerando três critérios: a interação por meio da língua de sinais, a valorização de conteúdos escolares e a relação conteúdo-cultura surda.
Qual o melhor caminho a se percorrer para a inclusão do surdo?
No entanto, para que a inclusão do aluno surdo na sala de aula regular aconteça, faz-se necessário alguns caminhos a percorrer como: adaptação curricular, a oferta do ensino bilíngue e profissionais qualificados na área para garantir a permanência desse aluno. ... O mesmo acontece com relação ao currículo.
Como uma professora pode ajudar um aluno surdo?
O professor pode aproveitar a ajuda desse profissional, envolvendo-o antecipadamente com os conteúdos de suas aulas. ... Interação total: as atividades em sala de aula devem promover a interação total entre o aluno surdo com os outros alunos. Isso pode envolver o ensino de alguns sinais em LIBRAS para todos.
Qual o papel da escola para surdos?
No centro das preocupações que cercam a educação do surdo, figura a questão da sua alfabetização e do uso da língua escrita. ... Segundo o autor, seu estudo contribui para o avanço dos estudos sobre a alfabetização do indivíduo surdo em sua integração à escola sem perda de identidade.
Como é o processo de aprendizagem para os alunos surdos aprenderem essa língua?
Oralismo. ... O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte e desenvolver uma personalidade como a de um ouvinte.
Como acontece o processo de inclusão do surdo?
Para que o processo de inclusão seja consolidado, deve-se criar um ambiente favorável, no qual, o aluno surdo possa desenvolver suas potencialidades. Para que o aluno surdo construa o seu conhecimento em uma sala de aula inclusiva, ele deve ser estimulado a pensar e raciocinar, assim como os alunos ouvintes.
O que é inclusão do surdo?
A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais.
Como é a integração do aluno surdo em classe comum?
A integração do aluno surdo em classe comum não acontece como num passe de mágica. É uma conquista que tem que ser feita com muito estudo, trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo: aluno surdo, família, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, alunos ouvintes, demais elementos da escola, etc.
Como receber bem os alunos da escola?
Por isso, receber bem os alunos, tanto os novatos como os veteranos, é essencial para conquistar a confiança e reforçar os vínculos afetivos da escola com os estudantes e as famílias. “Os alunos chegam para o primeiro dia de aula cheios de perguntas, expectativas e com certa dose de medo.
Por que o intérprete faz a ponte entre professor titular e aluno surdo?
O intérprete faz a ponte entre o professor titular, os colegas e o aluno surdo, mas isso não quer dizer que o contato direto não deva ser estimulado: aprender ase comunicar em LIBRAS, mesmo que for dentro do possível, é o ideal para que esse aluno sinta que as pessoas se interessam em interagir com ele.
Por que a escola especial deve oferecer apoio ao aluno?
Ao dar início ao processo de integração escolar do aluno, a escola especial deve oferecer apoio ao educando em turno inverso ao da escola regular e ainda subsidiar o trabalho do professor da classe comum.