Quais são os quesitos em perícia contábil?

Índice

Quais são os quesitos em perícia contábil?

Quais são os quesitos em perícia contábil?

Os quesitos são questionários básicos feitos pelas partes ou pelo magistrado para o desenvolvimento da prova pericial. Para Ornelas (2011) são perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito contábil.

Como formular quesitos para perícia contábil?

Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.

O que deve constar no laudo pericial contábil?

Como fazer um laudo pericial contábil?

  • Identificação do processo;
  • Síntese do objeto da perícia;
  • Metodologia adotada para os trabalhos periciais;
  • Identificação das diligências realizadas;
  • Transcrição dos quesitos;
  • Respostas aos quesitos;
  • Conclusão;
  • Rubrica e assinatura do perito contador;

O que são quesitos impertinentes perícia contábil?

Um perito contábil deve preocupar-se com a "realidade" e não com a "conjectura" de um fato que apenas poderia ser admitido como verdadeiro. ... Impertinentes, pois, são todos os quesitos que sugerem a fuga da realidade, buscando em conjecturas apoiar teses das partes litigantes.

O que são quesitos pertinentes e impertinentes?

Quesitos Pertinentes e Impertinentes Os primeiros têm por objetivo esclarecer as questões técnicas contábeis. Os impertinentes abordam, geralmente, aspectos não relacionados com que se debate nos autos do processo, ou então, são perguntas que buscam do perito a opinião fora de sua competência legal.

O que são os quesitos em uma perícia?

Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.

Quem pode formular quesitos em uma perícia judicial?

De acordo com o CPP, o juiz pode formular quesitos no exame de corpo de delito e em outras perícias. O art. 159, § 3º do CPP dispõe que “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico”.

O que é formular quesitos?

Na fase de produção de provas, a autoridade judiciária e as partes, juntamente com um assistente técnico, podem formular quesitos, ou seja, são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia.

Qual a estrutura de um laudo pericial?

O Laudo Pericial Contábil deve conter, no mínimo, os seguintes itens: a)identificação do processo e das partes; b)síntese do objeto da perícia; ... i)rubrica e assinatura do perito-contador, que nele fará constar sua categoria profissional de Contador e o seu número de registro em Conselho Regional de Contabilidade.

Quais são os quesitos do perito?

Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja. Abaixo um exemplo de quesitos elaborados pelo Assistente Técnico Pericial. Os trechos da petição que motivaram o questionário podem ser conhecidos nos quesitos “19” e “20”:

Qual o prazo para a nomeação do perito?

Após a nomeação do Perito e fixação do prazo de entrega do laudo por parte do Juiz e dentro do prazo de quinze dias contados da intimação do despacho de nomeação do Perito: a)    Indicação do Assistente Técnico pela parte;

Como devem ser elaborados os quesitos?

Portanto, os quesitos devem ser elaborados observando a técnica, a ciência e a legislação. As perguntas devem ser norteadoras do futuro Laudo Técnico, que será contestado pelo Assistente. Desse modo, os quesitos já devem criar as condições necessárias para estabelecimento da linha de contestação do Laudo Técnico.

Qual o prazo para o oferecimento de quesitos?

Tais quesitos podem ser formulados até o ato da diligência, consequentemente não podem ser propostos durante sua realização. Cabe o oferecimento tempestivo de quesitos em qualquer espécie de perícia.

Postagens relacionadas: