Quem pode fazer um contrato de compra e venda de imóvel?

Índice

Quem pode fazer um contrato de compra e venda de imóvel?

Quem pode fazer um contrato de compra e venda de imóvel?

No direito brasileiro, só pessoas capazes podem celebrar contrato de compra e venda de imóvel por si só, ou seja, vendedor e comprador devem estar no uso e gozo de seus direitos civis.

Como funciona o contrato de compra e venda de um imóvel?

Resumidamente, o contrato de compra e venda funciona como um tipo de compromisso entre o vendedor e o comprador, registrando a intenção do primeiro em entregar a posse do imóvel para o segundo, que deverá pagar a quantia equivalente ao valor da propriedade.

Precisa de advogado para fazer contrato de compra e venda?

a assinatura do advogado não é obrigatória para dar validade ao contrato. Mesmo assim, recomendamos que a análise jurídica do negócio seja feita por um advogado. ... No caso de contratos já prontos ou elaborados pela outra parte, recomendamos que procure um advogado para que lhe oriente tirando dúvidas antes da assinatura.

Como fazer um contrato de compra e venda?

Este é um elemento indispensável para a construção de um contrato de compra e venda: é preciso saber quem está vendendo e quem estará comprando. Destaque esses campos no início do documento, inserindo nome, profissão, nacionalidade, endereço e número de CPF e RG dos todos os indivíduos envolvidos.

Como analisar o contrato de compra e venda de imóvel?

O primeiro ponto a ser analisado no contrato de compra e venda de imóvel é se o que está sendo adquirido está claramente descrito no contrato. É importante que no contrato conste a descrição exata do que está sendo comprado, como metragem, cômodos, localização, pontos de referência, entre outras características.

Qual a vantagem do contrato de venda de imóvel?

A advogada Lidiane Praxedes Oliveira da Costa sempre indica que um contrato seja feito. “A vantagem é detalhar as condições n contrato de venda de imóvel. Mais tarde, nenhuma das partes poderá alegar desconhecimento, seja no prazo de entrega de chaves, em eventual mobília que deverá permanecer no imóvel, etc.”

Quem redige um contrato de compra e venda?

Quem redige um contrato de compra e venda é um advogado. No entanto, um contrato de compra e venda pode ser averbado (ou seja, registrado) na matrícula do imóvel, que fica no cartório de registro de imóveis. Isso garante ao comprador um direito real de compra.

Postagens relacionadas: