O que deve ter em um plano de contas?

Índice

O que deve ter em um plano de contas?

O que deve ter em um plano de contas?

O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para ...

Como é a estrutura de um plano de contas?

A estrutura divide-se em quatro grupos, cada um deles com subdivisões, para maior detalhamento das contas e suas influências econômico-financeiras. É o grupo que detém direitos e bens, como contas a receber, disponibilidades — caixa e conta bancária — e posses, como máquinas e veículos.

Como funciona um plano de contas?

Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.

Como é composto o plano de contas?

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões.

O que é plano de contas exemplos?

O plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para registrar as movimentações financeiras e econômicas da empresa. Ele serve como base para elaborar relatórios contábeis importantes como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Como lançar as contas no balanço patrimonial?

Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.

Como montar um plano de Contas?

A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender. OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS

Quais são os níveis do plano de Contas?

Como exemplo, temos a conta "Caixa", que registrará o dinheiro em espécie (papel-moeda) disponível na tesouraria da empresa. Trata-se de uma conta do Ativo Circulante, subgrupo Disponibilidades. Sugiro que o Plano de Contas contenha, no mínimo, 4 (quatro) níveis: Nível 1: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

Qual a complexidade do plano de Contas?

A complexidade ou não do plano dependerá diretamente do objetivo da empresa e da complexidade de suas operações. A escolha por um plano de contas simplificado ou completo também deve levar em consideração as ferramentas e dados disponíveis.

Como funciona o plano de Contas simplificado?

Isso porque é preciso atender as necessidades de análises e suporte a tomada de decisão pelos gestores. Logicamente, esse é um processo de construção que não termina nunca e sempre vai se complementando. Por exemplo, é comum que uma empresa inicie com um plano de contas simplificado e evolua de acordo com sua maturidade de gestão.

Postagens relacionadas: