Como elaborar um plano de recuperação judicial?

Índice

Como elaborar um plano de recuperação judicial?

Como elaborar um plano de recuperação judicial?

Elaboração do plano de recuperação judicial: A elaboração do plano de recuperação judicial depende da análise precisa da situação econômica e financeira do devedor, aferindo a dificuldade pela qual passa a empresa, objetivando a construção de uma solução viável de sua reestruturação.

O que deve constar no plano de recuperação?

A lei determina que o plano de recuperação deve conter laudo econômico-financeiro e de avaliação dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada (art. 53, III, da Lei 11.101/2005).

O que é necessário para entrar em recuperação judicial?

4 – O que é feito durante a recuperação judicial? Durante a recuperação judicial, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano. Enquanto isso, as operações da empresa seguem normalmente. A empresa precisa apresentar um balanço mensal para prestar contas ao juiz e aos credores sobre o andamento da empresa.

Quais são os meios de recuperação judicial?

1.2 CISÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO OU TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADE, CONSTITUIÇÃO DE SUBSIDIÁRIA INTEGRAL, OU CESSÃO DE COTAS OU AÇÕES, RESPEITADOS OS DIREITOS DOS SÓCIOS, NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

Como se dá a recuperação judicial?

Como solicitar Recuperação judicial? As empresas devedoras que se enquadram no perfil para recuperação judicial devem fazer o pedido através de um advogado e representante legal da empresa diante de um juiz.

O que deve constar na petição inicial do pedido de recuperação judicial?

A petição inicial do pedido de recuperação deve conter os requisitos exigidos pela legislação para não ser considerada inepta, ou seja, é necessário demonstrar a situação patrimonial da empresa, bem como as razões da crise econômico-financeira, além dos balanços fiscais, demonstrativos de débitos, listas de credores, ...

Quais são os passos para iniciar a recuperação financeira?

Quais são os passos para iniciar a recuperação financeira da empresa? O processo de recuperação empresarial abrange dois lados: os clientes e os credores. De um lado, a empresa tem a necessidade de continuar vendendo e atendendo à demanda. Além disso, precisa reaver o dinheiro que deixou de ser pago pelos inadimplentes.

Qual é o foco da recuperação financeira?

O foco, aqui, é corrigir erros estratégicos para mudar toda a maneira de gerenciar os recursos financeiros. Desse modo, é possível sair da crise econômica e manter o funcionamento do negócio. Para ser eficiente, o trabalho de recuperação financeira é feito com a ajuda de uma empresa especializada.

Como fazer o acompanhamento do plano financeiro?

Fazendo esse acompanhamento e mantendo um relatório financeiro mensal, onde deverão ser levantados todos os dados reais, há a possibilidade de se comparar com o planejamento financeiro inicial e fazer as correções necessárias na trajetória da empresa. Como deu para perceber, o plano financeiro é apenas uma parte do plano de negócios.

Como fazer um plano financeiro de negócios?

Agora que você entendeu exatamente o passo a passo de como fazer um plano financeiro de um plano de negócios, vamos fazer um exemplo para uma oficina mecânica: Como falamos aqui em cima, o primeiro passo é entender quanto você vai gastar com investimentos iniciais.

Postagens relacionadas: