Como fazer uma ação trabalhista?

Índice

Como fazer uma ação trabalhista?

Como fazer uma ação trabalhista?

Se o trabalhador quiser abrir um processo trabalhista contra seu empregador, o recomendável é que procure por um advogado especializado na área trabalhista. Após a consulta com o advogado, se o empregado decidir processar a empresa, assinará a documentação necessária para dar início no processo.

Qual a estrutura do processo do trabalho?

As Varas do Trabalho (VT), antes conhecidas como Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), são os órgãos de 1º grau ou 1ª instância da JT, onde normalmente se inicia o processo trabalhista. ... Os Tribunais Regionais do Trabalho fazem parte da 2ª instância e como o próprio nome diz, são divididos em regiões (Estados).

O que pedir na petição inicial trabalhista?

840 da CLT, a petição inicial escrita deverá conter:

  1. A designação do presidente da Vara, ou do juiz de Direito, a quem for dirigida;
  2. A qualificação do reclamante e do reclamado;
  3. Uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
  4. O pedido;
  5. A data; e.
  6. A assinatura do reclamante ou de seu representante.

Como entrar com uma ação trabalhista?

Discussões à parte, o trabalhador que deseja fazer uma reclamação trabalhista deve procurar a Vara do Trabalho mais próxima. É preciso levar uma série de documentos (veja a relação completa no infográfico), entre eles RG, CPF, carteira de trabalho e comprovantes da relação trabalhista.

O que é o processo do trabalho?

O processo do trabalho é conceituado como o conjunto de princípios, regras a instituições que se destinam a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução dos conflitos individuais ou coletivos, que advém das relações trabalhistas em geral.

Como acompanhar o andamento do processo trabalhista?

Como acompanhar o andamento de um processo trabalhista? O advogado constituído no processo deve ser a principal fonte de informação do reclamante/reclamado acerca da tramitação do processo trabalhista. 1) Consulta ao trâmite processual por este site - clique aqui.

Quais as partes da contestação Trabalhista?

A contestação trabalhista será dividida em 3 partes: Preliminar: também conhecida como objeções processuais, podem resultar na extinção dos pedidos sem resolução do mérito exclusivamente por falhas processuais cometidas pelo reclamante. Representam a defesa contra a ação.

Como terminar o acordo trabalhista?

Enfim, o acordo trabalhista é uma forma interessante de terminar uma relação empregatícia. É preciso, todavia, analisar a forma pela qual se faz o acordo. E respeitar, assim, os critérios estabelecidos também após a Reforma Trabalhista.

Qual a finalidade da reclamação trabalhista?

A reclamação trabalhista é o meio de que o trabalhador dispõe para pleitear seus direitos perante a Justiça do Trabalho. Para ajuizar um processo é recomendável a assistência de um advogado ou do sindicato da categoria. No entanto, ela não é obrigatória: o interessado pode se dirigir diretamente a uma de nossas unidades judiciárias.

Postagens relacionadas: