Como fazer um Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Índice

Como fazer um Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Como fazer um Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Onde e quando é necessário fazer um PGRCC?

  1. Dados do contratante.
  2. Dados da contratada.
  3. Dados do responsável técnico da obra.
  4. Dados do responsável técnico do PGRCC.
  5. Dados do empreendimento.
  6. Cronograma.
  7. Descrição das quantidades e tipos de resíduos.
  8. Triagem e acondicionamento.

O que deve conter em um Pgrcc?

O PGRCC deverá descrever as ações relativas ao manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte interno e externo, tratamento e disposição final de todos os resíduos gerados durante a execução da obra.

Como fazer um Pgrcc?

o que é PGRCC? como elaborar um PGRCC....No PGRCC, o manejo dos resíduos é detalhado de tal forma que são especificados:

  1. classificação;
  2. especificação;
  3. volume produzido;
  4. forma de acondicionamento;
  5. forma de armazenamento;
  6. transporte externo;
  7. tratamento;
  8. destinação/disposição final.

O que é o Plano de Gerenciamento de resíduos da construção civil?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil - PGRSCC é um documento técnico que indica qual a quantidade de resíduo gerada (por tipo de resíduo – conforme a Resolução CONAMA N° 307/2002) oriunda de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da ...

Quanto custa para elaborar um PGRS?

Em relação aos custos de um PGRSS pode variar desde R$ 300,00 a R$ 40.000,00. O valor varia conforme o volume de resíduos, o fluxo de trabalho, o porte da empresa, os gastos referentes à distância, estadia e serviços da equipe técnica da empresa de consultoria.

Quem pode fazer o Pgrcc?

O PGRCC deve ser elaborado por um profissional ou equipe técnica devidamente habilitada nas áreas de: Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Arquitetura ou Biólogo, com inscrição no Conselho de Classe referido ou com pós-graduação na área de meio ...

O que é Pgrcc como ele é constituído?

O PGRCC é elaborado através do dimensionamento do volume de resíduos a ser gerado durante as diversas fases de implantação de um empreendimento, com base na sua área construída, materiais utilizados e volume de solo movimentado.

O que é um Pgrcc e quais informações ele deve conter?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC é o documento em que são estabelecidas as ações necessárias ao adequado gerenciamento de resíduos da construção civil, contemplando, de forma detalhada, as etapas de caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação final, conforme ...

Quais são os resíduos gerados na construção civil?

Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.

Como fazer um plano de geração de resíduos da construção civil?

Neste artigo você saberá para que serve e como fazer um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Além disso, você entenderá qual a importância deste plano para a redução da geração de resíduos, as formas de reaproveitá-lo e por fim qual o melhor descarte para cada rejeito.

Como realizar um plano de gerenciamento de resíduos?

Nessa perspectiva, o artigo tem por objetivo geral realizar uma abordagem a respeito das etapas de formulação de um plano de gerenciamento de resíduos (PGR), adequando-o à realidade da obra do prédio dos laboratórios de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte situada na cidade do Natal/RN.

Como fazer um planejamento de resíduos da construção civil?

Só no Brasil, os resíduos gerados pela construção civil seriam suficientes para construir 4 milhões de casas populares. Neste artigo você saberá para que serve e como fazer um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).

Qual a importância deste plano para a geração de resíduos?

Além disso, você entenderá qual a importância deste plano para a redução da geração de resíduos, as formas de reaproveitá-lo e por fim qual o melhor descarte para cada rejeito. Desta forma, você poderá reduzir o impacto das suas obras.

Postagens relacionadas: