Como funciona distribuição de frequência?
Índice
- Como funciona distribuição de frequência?
- O que é gráficos de distribuição?
- Para que serve a tabela de frequência?
- Como podemos construir uma distribuição de freqüência?
- Como calcular a distribuição de freqüência com intervalos?
- Como construir uma tabela de freqüência?
- Qual é o número de classes de uma distribuição de frequência?
Como funciona distribuição de frequência?
Em estatística, a distribuição de frequência é um arranjo de valores que uma ou mais variáveis tomam em uma amostra. Cada entrada na tabela contém a frequência ou a contagem de ocorrências de valores dentro de um grupo ou intervalo específico, e deste modo, a tabela resume a distribuição dos valores da amostra.
O que é gráficos de distribuição?
A distribuição de freqüência fornece dados para a organização de três tipos de gráficos, são eles os histogramas, o polígono de freqüências e a ogiva. Uma distribuição cumulativa de freqüências pode ser representada graficamente por uma ogiva.
Para que serve a tabela de frequência?
A tabela de frequências é uma forma de representação da frequência de cada valor distinto da variável. Juntamente com as frequências, esta poderá incluir frequências relativas, frequências acumuladas e frequências relativas acumuladas.
Como podemos construir uma distribuição de freqüência?
Como sugestão, podemos tentar, se possível, um ajuste simétrico nos limites das classes das pontas (i.e., primeira e última) nas quais, usualmente, a quantidade de dados é menor. Ponto médio das classes x k = L inferior + ( L superior –L inferior ) / 2 Construindo uma distribuição de freqüência Determinação da freqüência das classes
Como calcular a distribuição de freqüência com intervalos?
No exemplo dado: R = 36 – 21 = 15 Para montar a tabela de distribuição de freqüência com intervalos devemos seguir os itens abaixo: 1º) Calcular o range (como na definição anterior: 36 – 21 = 15) 2º) Saber quantas classes ou quantos intervalos terá a tabela. No exemplo acima, temos n=30, portanto n>25.
Como construir uma tabela de freqüência?
As tabelas de freqüência servem de base para as representações gráficas. O primeiro trabalho para construção de uma tabela de freqüência é a escolha das classes. Quando está usando variáveis discretas, devemos unir duas ou mais classes em uma só.
Qual é o número de classes de uma distribuição de frequência?
O número de classes de uma distribuição de frequência é dado pela fórmula de Sturges: K = 1 + 3,32logN onde N é o número de elementos do rol ou amostra.