O que deve conter em um relatório de sustentabilidade?

Índice

O que deve conter em um relatório de sustentabilidade?

O que deve conter em um relatório de sustentabilidade?

O documento deve apresentar, de forma transparente, os ganhos e perdas da empresa em relação às suas atividades sociais, ambientais e econômicas e definir os indicadores de mensuração relevantes para o negócio, que auxiliarão a companhia a medir seu desenvolvimento sustentável na próxima edição.

O que são os relatórios de sustentabilidade?

O relatório de sustentabilidade é a plataforma chave para a comunicação do desempenho e dos impactos da sustentabilidade. Um relatório de sustentabilidade na sua forma básica é um relatório sobre o desempenho ambiental e social de uma organização.

Quais os principais tópicos apresentados no relatório de sustentabilidade?

No relatório encontram-se as principais iniciativas de gestão de pessoas; o portfólio de produtos; as ações de ecoeficiência e mitigação de impactos ambientais; os projetos sociais e as atividades de engajamento com as comunidades; além de detalhes sobre os processos e inovações operacionais.

Como elaborar relatório GRI?

O relatório deve abordar todos os tópicos materiais, e seus limites*, com a profundidade necessária para que os stakeholders possam avaliar os impactos econômicos, sociais e ambientais relevantes ao negócio.

Qual a importância dos relatórios de sustentabilidade para a sociedade?

Os relatórios de sustentabilidade representam, portanto, o interesse público, pois criam uma mentalidade de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, tais como os negócios. Eles também impulsionam maior transparência nos impactos críticos e relevantes de natureza ambiental, social e econômica.

Para que servem os relatórios de sustentabilidade?

O relatório de sustentabilidade é um documento público que apresenta os impactos econômicos, sociais e ambientais dos negócios. A metodologia do relatório é baseada nas diretrizes do GRI. ... Com isso, a empresa ganha mais credibilidade e confiança no mercado, melhorando de forma significativa a sua reputação.

O que é o padrão GRI?

Este relatório de inteligência aborda as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative), um padrão de relatório internacional utilizado para ajudar as empresas a entenderem os impactos que seus negócios ou atividades causam nos meios relacionados à sustentabilidade (econômico, social e ambiental) e comunicá-los às ...

Qual o objetivo principal do relatório de sustentabilidade?

Relatório de sustentabilidade” é um termo amplo considerado sinônimo de outros relatórios cujo objetivo é descrever os impactos econômicos, ambientais e sociais (tripple bottom line) de uma organização, como o relatório de responsabilidade social empresarial, o balanço social etc.

Quais são os principais indicadores de sustentabilidade?

Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.

O que é um relatório GRI?

O Relatório de Sustentabilidade, também chamado de GRI, ou Global Reporting Initiative, é uma importante ferramenta direcionada à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas.

Como cresce o número de relatórios de sustentabilidade?

Todos os anos, cresce o número de empresas que publicam relatórios de sustentabilidade utilizando os padrões da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos, sediada em Amsterdã, orientada a ajudar empresas, governos e outras entidades a medirem e comunicarem os seus indicadores de sustentabilidade.

Qual a importância do relatório para as empresas?

A importância do relatório para as empresas é: – desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro: para isso, ao elaborar o relatório a organização precisa obter informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade.

Quais são as normas de sustentabilidade?

Segundo o KPMG Internacional Survey of Corporate Responsability Reporting (2015), em cada 10 organizações que relatam sustentabilidade, 6 utilizam os padrões GRI. A seguir, você vai conhecer as Normas GRI e descobrir como elas podem apoiar a criação de relatórios de sustentabilidade, agregando credibilidade e transparência.

Postagens relacionadas: