Como fazer uma petição inicial passo a passo?

Índice

Como fazer uma petição inicial passo a passo?

Como fazer uma petição inicial passo a passo?

Passo a passo de como fazer uma petição inicial

  1. Defina uma estratégia. O jogo processual inicia muito antes da petição inicial. ...
  2. Adote o seu próprio modelo. ...
  3. Atente os requisitos da petição inicial. ...
  4. Narre a história do seu cliente. ...
  5. Deixe de lado a estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
  6. Elabore um bom fechamento.

Como fazer uma petição inicial?

Como fazer uma Petição Inicial? Abaixo segue um modelo de petição inicial pronta em observância aos requisitos do Novo Código de Processo Civil, com pedido de liminar (tutela de urgência), tutela de evidência, justiça gratuita, tramitação prioritária e inversão do ônus da prova. Passo nº 1.:

Quais são os requisitos da petição inicial?

Na inicial, portanto, detalhes são algo que não devem ser ignorados pelo advogado. Afinal, é a partir dessa peça que uma boa defesa ou uma defesa falha se apresenta. Como observado, os requisitos da petição inicial não são importantes apenas por questões de morosidade ou de coerência argumentativa.

Qual a finalidade da petição inicial?

PETIÇÃO INICIAL A petição inicial deve focar primordialmente em i comprovar os fatos narrados ii indicar as normas que amparam o pedido iii mencionar decisões semelhantes ao caso com o provimento desejado e ao final iv delimitar claramente os pedidos como dedução lógica dos fatos e do direito.

Como deve ser endereçada a petição inicial?

A petição inicial sempre deve ser endereçada ao juízo competente, que pode ser tanto da esfera da Justiça Estadual quanto da Federal. Em determinadas situações, como é o caso da ação rescisória ou mandado de segurança contra ato judicial, a petição deverá ser endereçada ao Tribunal, uma vez que essas ações são de competência originária dele.

Postagens relacionadas: