O que ocorre na epilepsia?

Índice

O que ocorre na epilepsia?

O que ocorre na epilepsia?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas. Essas crises consistem em uma descarga anormal das células cerebrais – os neurônios, fazendo o cérebro emitir sinais inadequados.

Como saber se a pessoa tem epilepsia?

Sintomas de epilepsia generalizada

  1. Cair no chão;
  2. Contrações descontroladas e involuntárias dos músculos do corpo;
  3. Rigidez dos músculos, especialmente dos braços, pernas e tórax;
  4. Salivar muito, chegando a babar;
  5. Morder a língua e ranger os dentes;
  6. Incontinência urinária;
  7. Dificuldade em respirar;
  8. Pele avermelhada;

Como funciona a cabeça de quem tem epilepsia?

Definição de epilepsia "As células do cérebro se comunicam por impulsos eletrônicos ou por neurotransmissores. Nas pessoas com epilepsia, essa comunicação é exagerada em algumas regiões do órgão, com liberação de muitos neurotransmissores. Os neurônios disparam de forma aleatória e gera a crise", diz a especialista.

O que fazer para evitar crises de epilepsia?

É possível impedir uma crise?

  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Qual é a causa da epilepsia?

A maior parte dos casos de epilepsia é de origem desconhecida. Alguns casos são o resultado de lesões cerebrais, AVC, tumores cerebrais, infeções no cérebro ou de doenças congénitas, mediante um processo denominado epileptogénese.

Quais os tipos de exames para saber se é epilepsia?

Os mais comumente solicitados são: Ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Exames laboratoriais de sangue e urina. Eletroencefalograma (exame que mede a atividade elétrica do cérebro).

Quais são as sequelas da epilepsia?

Segundo o Dr. Galvão, uma crise epilética raramente deixa sequelas, mas pacientes com crises persistentes (estado de mal epilético) podem sofrer lesões cerebrais definitivas se não forem controlados. A maior parte das crises epiléticas têm o seu início na infância e na adolescência.

Qual a causa da convulsão na epilepsia?

Alguns fatores podem desencadear crises epilépticas: Mudanças súbitas da intensidade luminosa ou luzes a piscar (televisão, computador, vídeo-game, discotecas) Privação de sono. Libação alcoólica.

Qual é a epilepsia?

A epilepsia é considerada como um sintoma dum transtorno da função cerebral. Todavia existem outros tipos de alterações da função cerebral. “As epilepsias”Epilepsia 02-01-2007Psicopatologia Geral e Especial

Quando devem ser realizados os exames de epilepsia?

Estes exames devem ser realizados, preferencialmente, no momento da crise epilética porque quando realizados fora da crise, podem não evidenciar nenhuma alteração cerebral. A epilepsia pode afetar indivíduos de qualquer idade, incluindo bebês ou idosos e pode ser causada por vários fatores como:

Qual a melhor cirurgia para a epilepsia?

"A cirurgia para epilepsia não é uma situação de último recurso. Ela deve ser pensada precocemente, após falhar duas medicações. Para isso é necessária avaliação especializada, só assim a pessoa terá como saber quais são as melhores opções para o controle de suas crises.

Por que a epilepsia pode afetar o cérebro?

Em algumas situações, a epilepsia pode afetar apenas uma pequena parte dos neurônios do cérebro, causando sintomas mais leves e que correspondem à parte do cérebro atingida. Por exemplo, se a atividade intensa do cerebral ocorre na parte cérebro que controla os movimentos da perna esquerda, este pode apresentar contrações e rigidez.

Postagens relacionadas: