Como saber se o amendoim está contaminado?

Índice

Como saber se o amendoim está contaminado?

Como saber se o amendoim está contaminado?

I – mais de 5% (cinco por cento) de grãos mofados e ardidos; II – mau estado de conservação; III – odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto; IV – presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; e.

Como destruir aflatoxinas?

A extrusão é um tipo de tratamento térmico de que a indústria se utiliza para a produção de muitos alimentos. Para destruir ou inativar aflatoxinas, as condições de cozimento da extrusão precisam ser severas (alto cisalhamento, alta temperatura e correto pH) afim de providenciar o ambiente necessário no tambor.

Como desintoxicar de amendoim?

Dicas e suplementos para diminuir a quantidade aflatoxina no amendoim. Adote o uso de substâncias que desintoxicam o organismo, como sucos detox e alimentos que podem ajudar o organismo a se livrar de compostos nocivos à saúde e a desintoxicar o fígado.

O que causa a aflatoxina?

As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.

Qual o problema da presença de aflatoxinas em amendoim é possível eliminá las do alimento?

Mais sobre o assunto A exposição à aflatoxina a longo prazo é um fator de risco para desenvolver o carcinoma hepatocelular ou câncer de fígado. Essa combinação causa cicatrizes no órgão, perda de nutrientes, inflamação do trato digestivo e outros problemas graves de saúde que podem levar à morte.

Como descartar amendoim e outros alimentos contaminados com aflatoxinas?

Outra dica é descartar amendoim ou outro alimento que pareça mofado, murcho, descolorido ou cheirando mal, pois isso pode indicar contaminação por fungos. Além disso, faça alterações na dieta, comendo menos desses alimentos que podem ser contaminados com aflatoxinas e fazendo outras escolhas saudáveis no plano alimentar.

Por que a aflatoxina é afetada?

Porém, o alimento não é o único afetado por essa substância. Aflatoxinas também são encontradas em nozes, pistaches, leite, grãos, soja e outras especiarias. A aflatoxina, quando ingerida por humanos, é metabolizada pelo nosso organismo em substâncias que têm potencial carcinogênico.

Como consumir amendoim no Brasil?

No Brasil também são consumidas grandes quantidades de amendoim em diversas formas como em doces, barras de cereais, biscoitos, pastas, etc. Torrá-lo pode diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim, se presente, porém sua eliminação total não é garantida com esse processo.

Quais são os limites para amendoim?

De acordo com o Anexo I da Resolução – RDC nº 7, de 18 de fevereiro de 2011, os limites permitidos para Amendoim (com casca), (descascado, cru ou tostado), pasta de amendoim ou manteiga de amendoim são de até 20 (µg/kg), somadas as aflatoxinas B1, B2, G1 e G2.

Postagens relacionadas: