O que foi a escola literária barroco?

Índice

O que foi a escola literária barroco?

O que foi a escola literária barroco?

Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Quais as principais características do barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que causou essa grande diferença no estilo barroco entre as regiões brasileiras?

A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais.

O que foi o barroco e suas características?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Quais são as escolas literárias de Portugal?

São elas: Era Medieval (Trovadorismo e Humanismo), Era Clássica (Renascimento, Barroco, Neoclassicismo), Era Romântica (Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo e Modernismo).

Qual a outra denominação dada para o Barroco?

ESTÉTICA BARROCA. Barroco é a denominação dada às manifestações artísticas do século XVII, daí também ser conhecido como seiscentismo.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 16. ... As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

Quais são as principais características do Arcadismo?

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

Qual a expressão mais típica do barroco?

A poesia de Gregório de Matos (1633-1695) foi a principal expressão do Barroco no Brasil. Ele ficou conhecido como “Boca de Inferno” em decorrência da sua forma satírica de se expressar, criticamente e sem receio.

Quais são as características da Barroca?

A arte barroca apresenta, sobretudo, características bastante detalhistas, dramáticas e expressivas que de alguma maneira mexem com o emocional do espectador.

Qual a origem do Barroco?

Assim, a origem do barroco pode ser a partir: do termo italiano “barochio”, que, em florentino (um dialeto italiano), indica “fraude” ou “engano”; da própria língua portuguesa, com influência da palavra em latim “verruca”, significando “verruga” ou “irregular”.

Por que o Barroco não se limitou ao mundo católico?

Ainda que alimentado pelo movimento contrarreformista, o Barroco não se limitou ao mundo católico, afetando também áreas protestantes como a Alemanha, Países Baixos e Inglaterra, mas por outros motivos, descritos adiante.

Quais são as características da arte barroca?

Confira suas principais características. O Barroco é um estilo artístico que surgiu no final do Renascimento e predominou na arquitetura, pintura, literatura e música. Durante a Europa do século XVII, a prática era manifestada através de ostentação e extravagância entre os grupos mais ricos. A arte barroca surgiu na Itália.

Postagens relacionadas: