Como eliminar aflatoxina do amendoim?
Índice
- Como eliminar aflatoxina do amendoim?
- Como tirar as toxinas do amendoim?
- Quais os perigos do amendoim?
- Qual o perigo de comer amendoim?
- Como eliminar a micotoxina do alimento?
- Como descartar amendoim e outros alimentos contaminados com aflatoxinas?
- Por que a aflatoxina é afetada?
- Quais são os limites para amendoim?
- Como consumir amendoim no Brasil?
Como eliminar aflatoxina do amendoim?
E para não restar dúvidas da importância de confiar muito nas marcas que consome, saiba que existe até mesmo aflatoxina no amendoim torrado. Isso porque é preciso uma temperatura extremamente alta para eliminar a toxina do alimento.
Como tirar as toxinas do amendoim?
Dicas e suplementos para diminuir a quantidade aflatoxina no amendoim. Adote o uso de substâncias que desintoxicam o organismo, como sucos detox e alimentos que podem ajudar o organismo a se livrar de compostos nocivos à saúde e a desintoxicar o fígado.
Quais os perigos do amendoim?
Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.
Qual o perigo de comer amendoim?
Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.
Como eliminar a micotoxina do alimento?
Para reduzir a biodisponibilidade, utiliza-se a enteroadsorção, que é feita por meio da adição na dieta de compostos adsorventes nutricionalmente inertes, os quais são agentes sequestrantes de micotoxinas, pois evitam sua absorção no trato gastrointestinal dos animais, impossibilitando a distribuição para o órgão-alvo, ...
Como descartar amendoim e outros alimentos contaminados com aflatoxinas?
Outra dica é descartar amendoim ou outro alimento que pareça mofado, murcho, descolorido ou cheirando mal, pois isso pode indicar contaminação por fungos. Além disso, faça alterações na dieta, comendo menos desses alimentos que podem ser contaminados com aflatoxinas e fazendo outras escolhas saudáveis no plano alimentar.
Por que a aflatoxina é afetada?
Porém, o alimento não é o único afetado por essa substância. Aflatoxinas também são encontradas em nozes, pistaches, leite, grãos, soja e outras especiarias. A aflatoxina, quando ingerida por humanos, é metabolizada pelo nosso organismo em substâncias que têm potencial carcinogênico.
Quais são os limites para amendoim?
De acordo com o Anexo I da Resolução – RDC nº 7, de 18 de fevereiro de 2011, os limites permitidos para Amendoim (com casca), (descascado, cru ou tostado), pasta de amendoim ou manteiga de amendoim são de até 20 (µg/kg), somadas as aflatoxinas B1, B2, G1 e G2.
Como consumir amendoim no Brasil?
No Brasil também são consumidas grandes quantidades de amendoim em diversas formas como em doces, barras de cereais, biscoitos, pastas, etc. Torrá-lo pode diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim, se presente, porém sua eliminação total não é garantida com esse processo.