Quais são as principais formas de aproveitamento da energia solar?
Índice
- Quais são as principais formas de aproveitamento da energia solar?
- O que é aproveitamento da energia solar?
- Como pode ser feito o aproveitamento de energia solar em edifícios?
- Como acontece o aproveitamento de energia?
- Quais os tipos de geração de energia solar?
- Como aproveitar a energia solar resumo?
Quais são as principais formas de aproveitamento da energia solar?
As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar da água.
O que é aproveitamento da energia solar?
O aproveitamento da energia solar é obtido por efeito fotovoltaico ou térmico. No efeito fotovoltaico (FV), a obtenção da energia elétrica ocorre pela incidência de fótons da radiação solar sobre um material semicondutor, previamente purificado e dopado.
Como pode ser feito o aproveitamento de energia solar em edifícios?
Uma das maneiras é através do sistema fotovoltaico, onde a energia solar é convertida diretamente em energia elétrica através de um processo físico. Para coletar a luz dos raios do sol são usados painéis de energia solar, que são instalados no telhado dos imóveis.
Como acontece o aproveitamento de energia?
De acordo com a necessidade, o aproveitamento energético pode acontecer de diversas formas, para diferentes matrizes de produção, dentre as quais se destacam; o aproveitamento da energia eólica, solar fotovoltaica, aquecimento por irradiação solar, energia hidráulica, eletroquímica e hidrocarbonetos obtidos a partir da ...
Quais os tipos de geração de energia solar?
Os dois tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (conhecida como “Aquecedor solar“) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.
Como aproveitar a energia solar resumo?
Principalmente utilizada para o aquecimento de água, a energia solar térmica pode ser aproveitada em chuveiros, na cozinha e até mesmo na geração de energia para indústrias. Em vista disso, é possível usufruir do seu vapor para dirigir turbinas e gerar eletricidade, além de produzir ferro e aço.