O que fazer para eliminar os focos da dengue?
Índice
- O que fazer para eliminar os focos da dengue?
- O que fazer para acabar com o mosquito Aedes aegypti?
- Qual a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti?
- Como o mosquito Aedes aegypti se prolifera?
- Qual a importância de controlar a proliferação do Aedes aegypti?
- Qual a importância do combate à proliferação do mosquito da dengue?
- Em que tipo de ambiente o Aedes aegypti se reproduz?
- Em que tipo de ambiente o Aedes aegypti se reproduz mais rápido?
- Como evitar a dengue na sua casa?
- Quais são os sintomas da dengue?
- Quais locais merecem atenção especial no combate ao mosquito?
O que fazer para eliminar os focos da dengue?
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água. 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
O que fazer para acabar com o mosquito Aedes aegypti?
A manutenção e remoção de criadouros deve acontecer durante todo o ano.
- 1) Nada de água acumulada! ...
- 2) Acrescente areia ao vaso. ...
- 3) Use telas nas janelas e portas. ...
- 4) Dê atenção ao lixo. ...
- 5) Use desinfetante nos ralos. ...
- 6) Mantenha a caixa d'água fechada e a calha limpa. ...
- 7) Cuidado com piscinas e aquários.
Qual a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti?
Os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem durar todo o ano, inclusive, em período de chuvas.
Como o mosquito Aedes aegypti se prolifera?
Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco menos de 30 minutos. Em um período que varia entre sete e nove dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito: ovo, larva, pupa e adulto.
Qual a importância de controlar a proliferação do Aedes aegypti?
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, é fundamental eliminar focos e criadouros”, explica o especialista Dalton Pereira da Fonseca Jr., superintendente da Sucen. Durante o verão, é preciso redobrar os cuidados com o mosquito.
Qual a importância do combate à proliferação do mosquito da dengue?
Diminuir de forma significativa os riscos de infecção pelo vírus da dengue depende, em grande medida, de atitudes individuais bem simples. Sabemos que a transmissão dessa doença é realizada pelo mosquito Aedes Argypti, por isso devemos evitar que essa espécie se prolifere e acelere o espalhamento da doença.
Em que tipo de ambiente o Aedes aegypti se reproduz?
O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
Em que tipo de ambiente o Aedes aegypti se reproduz mais rápido?
No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos da doença no verão. O mosquito fica onde o homem estiver. Prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.
Como evitar a dengue na sua casa?
Tais medidas não exigem uma reforma na sua casa, mas são capazes de evitar a dengue. "Pesquisas realizadas em campo mostram que os grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue", afirma o entomologista Rafael.
Quais são os sintomas da dengue?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente pelo mundo, sendo que 50 milhões de pessoas hoje já estão infectadas em todos os continentes. Os principais sintomas da dengue são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por cinco a sete dias.
Quais locais merecem atenção especial no combate ao mosquito?
À seguir, cinco locais que merecem atenção especial no combate ao mosquito. Casas de praia, que são apenas utilizadas durante os fins de semana, apresentam um grande risco de serem criadouros do mosquito, pois a água ficaria parada por exatamente uma semana.