Como ficou conhecida a expansão marítima e comercial?

Índice

Como ficou conhecida a expansão marítima e comercial?

Como ficou conhecida a expansão marítima e comercial?

Resposta:Grandes Navegações.

O que foi a expansão comercial e marítima?

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. ... Esse evento marítimo expansionista dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de vários territórios, inclusive do território brasileiro.

O que é a expansão marítima?

Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.

Quais os fatores que contribuíram para a expansão marítima europeia?

Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.

  • Centralização política e Formação do Estado Nacional. ...
  • Aliança entre o rei e a burguesia. ...
  • Desenvolvimento técnico. ...
  • Motivações econômicas. ...
  • Motivações religiosas. ...
  • Expansão marítima de Portugal. ...
  • Expansão marítima da Espanha.

O que foi o alargamento das fronteiras comerciais?

Este termo se refere a um processo histórico de longa duração, ocorrido entre os séculos XV e XVII, que levou a uma expansão técnica-comercial na Europa. Tal expansão, por sua vez, conduziria a uma grande acumulação de capital neste continente, juntamente com o alargamento das fronteiras geopolíticas.

O que foi a expansão comercial?

A expansão marítimo-comercial foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XVII e que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV. ... Ao interromper os contatos mercantis entre Oriente e Ocidente, obrigou os europeus a buscarem uma rota alternativa ao comércio de especiarias.

O que foi a expansão marítima portuguesa?

A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.

Quais as principais características da expansão marítima?

A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial, o fator essencial foi a formação do Estado Nacional.

O que foi a expansão marítima espanhola?

A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. ... Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste.

Qual a origem da expansão marítima?

Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente. Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao ...

Qual o fator econômico essencial para a expansão marítima?

Além disso, é também nesse período que se inaugura a ideia da chamada balança comercial favorável, que tinha como princípio o esforço para que a exportação da nação fosse sempre maior que a importação, impulsionando a busca por novos mercados de consumo. Outro fator econômico essencial para o começo da expansão marítima foi a busca, ...

Qual a origem das expansões marítimas tardias?

Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII. É na busca pelas rotas até a Índia que a Espanha acaba por descobrir a América; e Portugal, por chegar ao Brasil. Até o final do Século XVI, tanto Portugal quanto Espanha continuaram a explorar os oceanos e a colonizar territórios.

Postagens relacionadas: