Como tirar os fitatos?
Índice
- Como tirar os fitatos?
- Como tirar o fitato da soja?
- Como retirar os antinutrientes dos grãos?
- Como eliminar o fitato do feijão?
- Quais são os alimentos ricos em fitatos?
- Será que alimentos ricos em fitatos são insalubres?
- Como os fitatos afetam a absorção dos minerais?
- Por que o ácido fítico é um antioxidante?
Como tirar os fitatos?
Deixe as leguminosas de molho na água de 12h a 24 horas, trocando e descartando sempre a água de 12h em 12h. Em seguida, despreze essa água para eliminar os fitatos que ali estão presentes. Esse processo já auxilia na redução dos fitatos, e após este passo, os grãos já podem ser cozidos.
Como tirar o fitato da soja?
Comer brotos de sementes (como brotos de feijão) também elimina os fitatos, já que a planta produz enzimas (fitase) para dispor do fosfato durante o crescimento.
Como retirar os antinutrientes dos grãos?
Muitos antinutrientes são solúveis em água, dissolvendo-se quando os alimentos são deixados de molho. Por exemplo, a imersão de leguminosas em água reduz a quantidade de antinutrientes.
Como eliminar o fitato do feijão?
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
Quais são os alimentos ricos em fitatos?
Como você pode ver, há vários alimentos ricos em fitatos, e todos eles são alimentos bastante saudáveis.
Será que alimentos ricos em fitatos são insalubres?
Dizer que os alimentos ricos em fitatos são “insalubres” simplesmente devido ao seu conteúdo de ácido fítico não é verdade, principalmente quando os seus possíveis efeitos negativos na assimilação de minerais podem ser compensados pelos seus benefícios para a saúde.
Como os fitatos afetam a absorção dos minerais?
Como dito anteriormente, os fitatos prejudicam a absorção do zinco, ferro e em menor grau, do cálcio. Isso se aplica apenas a uma única refeição e não na absorção geral dos nutrientes ao longo do dia, o que quer dizer que ele reduz a absorção dos minerais durante a refeição, mas não afeta as outras.
Por que o ácido fítico é um antioxidante?
Quando o ácido fítico se liga aos minerais presente no intestino, ele impede a formação de radicas livres, tornando-os um antioxidante. E isso não é tudo, pois parece que, ao se ligar a metais pesados, como por exemplo o chumbo e o cádmio, ele ajuda a impedir a sua acumulação no corpo. Fitatos são uma preocupação para a saúde?