O que diz Emília Ferreiro sobre a leitura ea escrita?

Índice

O que diz Emília Ferreiro sobre a leitura ea escrita?

O que diz Emília Ferreiro sobre a leitura ea escrita?

Ouça em voz altaPausarFerreiro afirma que “nenhuma pratica pedagógica é neutra. Todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem” (2000, p. 31). A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

Quais os pontos apresentados por Lerner 2002 que tornam difícil o ensino da leitura e da escrita?

Ouça em voz altaPausarPara Lerner (2002) ensinar a ler e escrever configura-se como um vasto dilema que ultrapassa amplamente a alfabetização em sentido estrito. A escrita conforme a autora é uma herança cultural, porém o ato de ler e escrever na escola não são uma atividade apreciada pelos alunos.

Quais situações didáticas passaram a ser essenciais para o ensino da leitura e escrita a partir de gêneros textuais?

Ouça em voz altaPausarAs situações didáticas essenciais para o Ensino Fundamental passaram a ser: ler e ouvir a leitura do docente, escrever, produzir textos oralmente para um educador escriba (quando o aluno ainda não compreende o sistema) e fazer atividades para desenvolver a linguagem oral, além de enfrentar situações de análise e ...

Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?

Ouça em voz altaPausarA leitura serve não só para aprender a ler, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo. De acordo com Silva (1983, p. 42): “Ao aprender a ler ou a ler para aprender, portanto, o indivíduo executa um ato de conhecer e compreender as realizações humanas através da escrita”.

O que diz Emília Ferreiro sobre a leitura e a escrita?

Ouça em voz altaPausarEmília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Em que consiste a teoria de Emília Ferreiro?

Ouça em voz altaPausarSegundo Emilia Ferreiro, a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.

O quê Delia Lerner defende?

Ouça em voz altaPausarLerner defende a necessidade de se formar uma comunidade escolar de leitores e escritores legítimos. Para tal é necessário deslocar a finalidade da alfabetização da tecnicidade para o seu uso social, desde o princípio.

Quais são as estratégias de leitura?

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

Como apresentar os gêneros textuais aos alunos?

Ouça em voz altaPausarApresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala. Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais. Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.

Qual a importância de se trabalhar com os gêneros textuais?

Ouça em voz altaPausarTrabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.

Como a leitura e a escrita podem ser investigadas?

Adotando o pressuposto do dialogismo da língua e da polifonia do texto, a leitura e a escrita podem ser investigadas não apenas na perspectiva da diferença, mas também na perspectiva da semelhança, do compartilhado. Tal perspectiva é importante, pois, como Bakhtin (1990) já previa,

Quais são os tópicos de leitura e escrita?

O trabalho está dividido em três tópicos: o primeiro trata da leitura e da escrita, o processo de alfabetização da leitura e da escrita e o processo de aquisição da leitura e da escrita. A leitura é um processo de compreensão abrangente que envolve aspectos neurológicos, naturais, econômicos e políticos.

Por que a leitura favorece a educação?

A leitura favorece a remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente pela promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.

Qual a dimensão do abstrato no ensino da escrita?

Da perspectiva da prática, a concepção dialógica da linguagem, a incorporação do outro no texto do autor nos permitem pensar em outra dimensão para o ensino da escrita, em que o abstrato, que remove os vínculos com e o suporte da oralidade no processo de aquisição da escrita, não é o elemento de maior saliência.

Postagens relacionadas: