Como a existência de um espectro de linha favorece?

Índice

Como a existência de um espectro de linha favorece?

Como a existência de um espectro de linha favorece?

Explicação: A existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr pois comprova que um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada.

Como é com qual modelo atômico o espectro de linhas está relacionado?

O modelo planetário do átomo Um dos fundadores deste campo foi o físico dinamarquês Niels Bohr, que estava interessado em explicar o espectro de linhas discretas observado quando a luz era emitida por diferentes elementos.

Como o modelo atômico de Bohr explica as diferentes linhas espectrais?

Assim, Böhr propôs o seguinte: visto que cada elemento tem um espectro diferente, cada elemento possui em seu átomo elétrons de energias constantes e diferentes de elemento para elemento. ... Os espectros são descontínuos porque os elétrons são quantizados. Um elétron só poderá mudar de nível se ele absorver energia.

O que é um espectro de linha?

Espectro de linhas é um espectro - de emissão ou absorção - constituído por linhas definidas, correspondendo cada uma delas a um comprimento de onda particular. Cada uma delas representando uma cor distinta. Este espectro é característico de cada elemento da tabela periódica no estado atômico.

Como está caracterizado o espectro?

Espectro é o conjunto de cores obtido através da dispersão dos componentes de uma luz; ele pode ser contínuo ou descontínuo.

Que é um espectro de linhas em que ele difere de um espectro contínuo do ponto de vista da estrutura atômica Qual a importância do espectro de linhas?

Estas linhas espectrais são observados devido aos electrões fazendo transições entre dois níveis de energia de um átomo. ... (b) Se difere pelo fato de que no espectro contínuo a luz em questão é a luz solar, composta pela luz visível que contêm todos os comprimentos de ondas.

Como é o modelo atómico proposto por Niels Bohr?

O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.

Como é o modelo atômico proposto por Niels Bohr?

O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.

Qual é a relação entre as diferenças de energia entre as órbitas de um átomo e a luz emitida por ele?

Ao passar de um orbital (nível energético) para outro, o elétron realiza o salto quântico. Ao retornar do nível de energia mais alto para o nível de energia mais baixo onde ele anteriormente estava, o elétron emite energia na forma de fótons cuja energia é igual à diferença de energia dos dois níveis energéticos.

O que é um espectro de linha em que ele difere de um espectro contínuo?

Um corpo opaco quente (sólido ou fluido muito denso) produz um espectro contínuo, isto é, tem todos os comprimentos de onda. Um gás quente transparente (de baixa densidade) produz um espectro de linhas brilhantes (linhas de emissão). Nesse espectro apenas alguns comprimentos de onda estão presentes.

Por que ele propôs um modelo atômico?

Por isso, ele propôs um modelo atômico que complementava o modelo de Rutherford, mas que se concentrava no comportamento dos elétrons ao redor no núcleo do átomo.

Como se desenvolvem as teorias atômicas?

As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria.

Quem inventou o átomo?

Um desses cientistas foi Rutherford que, em seu modelo, explicava o átomo como tendo quase toda sua massa em seu núcleo com carga positiva e que os elétrons com carga negativa giravam ao redor desse núcleo.

Qual a variação de energia de um átomo?

A energia absorvida ou emitida por um átomo é equivalente ao número inteiro de um quanta. Cada quanta tem energia igual a h.f, em que f é a frequência da radiação e h é a constante de Planck. Portanto, a variação de energia produzida num átomo será igual à energia emitida ou recebida. Essa variação de energia é dada por:

Postagens relacionadas: