Quais os principais efeitos colaterais dos corticoides?
Índice
- Quais os principais efeitos colaterais dos corticoides?
- O que pode causar o uso do corticoide?
- Como corticóide age no organismo?
- Quais são os efeitos colaterais e cuidados corticoides?
- Quais os efeitos dos corticoides de uso oral?
- Como é contraindicado o uso de corticoides?
- Por que o corticoide é indicado?
Quais os principais efeitos colaterais dos corticoides?
Os efeitos mais comuns dos corticoides
- Insuficiência da glândula suprarrenal.
- Síndrome de Cushing.
- Osteoporose.
- Catarata.
- Trombose.
- Úlceras.
- Hipertensão arterial (pressão alta).
- Hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue).
O que pode causar o uso do corticoide?
Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.
Como corticóide age no organismo?
Quando um pessoa está com uma inflamação, são diversas as substâncias responsáveis por este processo e que refletem no corpo inteiro. O corticoide, agindo como o hormônio cortisol potencializado, impede a produção de várias destas substâncias envolvidas na inflamação e na resposta imune da pessoa.
Quais são os efeitos colaterais e cuidados corticoides?
Efeitos Colaterais e Cuidados Corticoides são hormônios esteróides naturais produzidos pelo nosso organismo que participam de vários processos metabólicos indispensáveis para a nossa saúde, como no metabolismo de macronutrientes, regulação de eletrólitos e ação anti-inflamatória.
Quais os efeitos dos corticoides de uso oral?
Os corticoides de uso oral podem causar efeitos colaterais que podem inclusive desencadear outros problemas de saúde. São eles: Retenção de líquidos causando inchaço, principalmente nas pernas; Problemas relacionados ao humor, memória, comportamento e outros efeitos psicológicos;
Como é contraindicado o uso de corticoides?
Fica contraindicado o uso de corticoides em casos de gravidez, de amamentação, de pacientes com hipertensão, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, epilepsia, osteoporose, úlcera gastroduodenal, infecções micóticas, infecções virais e tuberculose.
Por que o corticoide é indicado?
O corticoide é indicado para grande parte das reações inflamatórias e em alguns casos de imunossupressão. Entre as doenças que utilizam os corticoides no tratamento estão: