Como eliminar o ácido fítico?

Índice

Como eliminar o ácido fítico?

Como eliminar o ácido fítico?

Em leguminosas, descobriu-se que a imersão diminui o ácido fítico, os inibidores de protease, as lectinas, os taninos e o oxalato de cálcio. Uma imersão de ervilhas de 12 horas, por exemplo, reduziu o teor de fitatos das em até 9% (confira aqui o estudo: 10).

Quais alimentos contêm ácido fítico?

Seu consumo a partir dos alimentos varia de 0,3 a 2,6g/dia , sendo encontrado principalmente na casca de cereais e leguminosas, principalmente em feijões, lentilha, ervilha, soja, quinoa, centeio, trigo, milho, farelo de aveia, arroz integral, sorgo, grão-de-bico, soja, sementes de gergelim, grão de amaranto, trigo ...

Qual é o efeito do ácido fítico?

O Ácido Fítico tem ação que impede o enzima importante na produção de pigmentos melamínicos que provocam alteração na cor da pele. Devido a isso, a sua formulação costuma ser utilizada para o clareamento de manchas hipercrômicas, em tratamentos estéticos, como pós-peeling, agindo como antiinflamatório.

Como eliminar o ácido fítico do feijão?

Deixe os alimentos de molho O ácido fítico é um composto solúvel, então a água ajuda a reduzir a concentração da substância no alimento. Basta deixar os grãos e sementes de molho entre 6 e 24 horas antes de serem preparados e consumidos.

Como eliminar o fitato nos alimentos?

Além de deixar os alimentos de molho, você também pode recorrer ao cozimento em água para remover de vez os antinutrientes. Essa é uma boa dica, inclusive, para tirar as lectinas presentes na batata, berinjela, tomate e pimentão - assim, os vegetais ficam mais limpos e saudáveis.

Como diminuir o fitato?

Especificamente em leguminosas, a imersão em água diminui os teores de fitato. Isso justamente porque ele também se concentra em larga escala no exterior desses alimentos. Segundo um estudo, imergir ervilhas em água por 12 horas reduziu em 9% esse inibidor (11).

O que são fatores antinutricionais exemplos?

Os fatores antinutricionais são substâncias químicas de diversas classes. Entre os mais estudados estão os taninos, os oxalatos, os nitratos, os fitatos, os inibidores de proteases e os glicosídeos cianogênicos.

Onde tem ácido fítico?

O ácido fítico é encontrado principalmente na casca de sementes e grãos. No entanto, em alguns alimentos como o milho não há tal concentração do ácido fítico na casca, estando razoavelmente uniforme em todo o grão.

Postagens relacionadas: