O que é endorfina e como ela age?

Índice

O que é endorfina e como ela age?

O que é endorfina e como ela age?

A endorfina se trata de um neuro-hormônio, uma substância natural produzida pelo cérebro. Existem diversos estudos sobre a endorfina, mas o que se sabe com certeza é que ela tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Como a endorfina age no seu corpo?

Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios.

Qual é a função da endorfina?

Endorfina. A endorfina atua como um poderoso analgésico, sendo liberada pelo organismo em situações de dor e estresse. Ao atuar nas células nervosas específicas, nos faz sentir menos desconforto. Além disso, ela ajuda a controlar a resposta do corpo ao estresse.

Quem produz a dopamina?

A dopamina é produzida nos chamados neurônios dopaminérgicos. No citoplasma desses neurônios, a dopamina é sintetizada com base na tirosina, um aminoácido. A tirosina é obtida, em grande parte, por meio da dieta, entretanto, uma porção é produzida no fígado.

O que é endorfina e para que serve?

A endorfina é um neuro-hormônio, ou seja, uma substância natural, produzida pela glândula hipófise, presente no cérebro. Ela inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade.

O que é endorfina e qual a sua finalidade no nosso corpo?

A principal autora de momentos assim é a endorfina, um hormônio neurotransmissor produzido pela glândula hipófise. Ela, em conjunto com outros neurotransmissores – serotonina, oxitocina e dopamina – é responsável por reações químicas que conferem alegria e satisfação, durante e depois de um exercício físico.

O que é endorfina qual é a sua função?

Endorfina. A endorfina atua como um poderoso analgésico, sendo liberada pelo organismo em situações de dor e estresse. Ao atuar nas células nervosas específicas, nos faz sentir menos desconforto. Além disso, ela ajuda a controlar a resposta do corpo ao estresse.

Por que a endorfina é natural?

Primeiramente, a endorfina é uma substância natural, ou seja, é um neuro-hormônio, a qual é produzida pelo na face inferior do cérebro, na glândula hipófise. Em vista disso, sua denominação se origina da palavra endo (interno) e morfina (analgésico).

Como aumentar a produção da endorfina?

A substância também atua no humor, amenizando o estresse, ansiedade e depressão", explica a profissional destacando algumas maneiras de aumentar a produção do hormônio no organismo: Além da principal forma, que é a prática regular de atividades físicas, outras atividades prazerosas também podem ajudar na liberação da endorfina.

Como é produzida a endorfina no sangue?

Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e libertada para o sangue juntamente com outras hormonas como o GH ( hormona do crescimento) e o ACTH ( hormona adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol .

Qual o efeito da endorfina sobre a dor?

No entanto, a endorfina pode também ter um efeito sobre algumas áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor. Em vista disso, diversos recursos utilizados em tratamentos e reabilitação de dores e lesões realizados pela fisioterapia, se baseiam na liberação de endorfina, a qual promove uma ação analgésica, melhorando a dor no local.

Postagens relacionadas: