Como gerar a guia Difal?
Como gerar a guia Difal?
Toda vida que você emitir uma NF-e, você deve entrar no site do estado de destino e gerar uma guia GNRE para o DIFAL e outra para o FCP, caso haja. Depois você precisa efetuar o pagamento e anexar uma cópia ao DANFE antes de despachar a mercadoria.
Como pagar a guia ICMS?
Como pagar o ICMS Para recolher o ICMS, sua empresa deve ser cadastrada na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) da sua região. Depois do credenciamento, você receberá uma Inscrição Estadual (IE) a confirmação de que o negócio tem essa obrigação tributária, além da autorização para emitir nota fiscal eletrônica.
Qual o diferencial de alíquota?
Essa diferença gera um pouco de confusão, principalmente quando há operações interestaduais, pois essas operações criam o diferencial de alíquota. De forma resumida, o diferencial de alíquota é o cálculo e o recolhimento da diferença da alíquota do estado destinatário e da alíquota interestadual.
Como proceder para escriturar o diferencial de alíquotas?
O adquirente RPA deverá proceder nos moldes do art. 117 do Regulamento do ICMS, para escriturar o pagamento do diferencial de alíquotas, no Livro Registro de Apuração (LRA), que se dá da seguinte forma (lançamento escritural):
Como era aplicado o diferencial de alíquota do ICMS?
Para ficar mais claro esse entendimento, veja como era aplicado o Diferencial de Alíquota do ICMS antes e depois do Convênio 93/2015. Apenas para operações interestaduais nas quais o consumidor final também era contribuinte do ICMS. Exemplo: uma empresa da Bahia adquire um maquinário de uma empresa de São Paulo.