O que é uma nota fiscal de remessa?

Índice

O que é uma nota fiscal de remessa?

O que é uma nota fiscal de remessa?

A nota fiscal de remessa é um documento que deve ser emitido e acompanhar os produtos que saem da sua empresa em uma série de ocasiões. Por isso, também é chamada de nota de transporte. Todas as situações que exigem esse documento são aquelas em que ainda não ocorreu a venda.

Onde emitir nota fiscal de remessa para conserto?

A Nota Fiscal será emitida pelo cliente com o CFOP 5.915/6.915 (remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo).

O que significa a palavra remessa?

substantivo feminino Ação de remeter, de mandar, de fazer com que alguma coisa chegue a algum lugar: remessa de dinheiro; a empresa fez a remessa de mercadorias. Aquilo que se envia: a remessa de produtos já está na loja.

O que é uma remessa de mercadoria?

A remessa de produto permite que você emita uma nota fiscal que não haverá nenhum tipo de cobrança para o seu cliente. Esse tipo de nota que não tem cobrança associada é muito comum em operações como remessa para demonstração, bonificação, brinde, transferência, entre outras.

Como emitir nota fiscal eletrônica simples remessa?

Basta selecionar a natureza de operação correta na hora de gerar uma nota fiscal, que neste caso, é a de simples remessa. Os impostos serão calculados de forma automática, poupando seu tempo.

Como emitir nota fiscal de remessa para conserto pessoa física?

O procedimento é você emitir uma nota fiscal de entrada com o CFOP 1.915 quando receber a mercadoria para conserto, com os dados da Pessoa Física que está solicitando o serviço. Quando for retornar, vai emitir nota fiscal de saída com o CFOP 5.916.

Como conservar a nota fiscal de remessa?

Uma vez transmitida, guarde uma cópia da nota fiscal e também do arquivo XML, que deve permanecer nos arquivos da empresa por um período mínimo de 5 anos. Se você utiliza o Tiny, poderá emitir nota fiscal de remessa e retorno no ERP.

Quais são os pré-requisitos da nota fiscal de remessa?

Importante: como a natureza da nota fiscal é uma Remessa, não será gerado lançamento financeiro nesta operação, apenas movimentação no estoque. As validações que você precisa fazer antes de partir para emissão da sua Nota Fiscal de Remessa são parecidas com as de Nota Fiscal de Produto. Confira abaixo quais são os pré-requisitos:

Quais as consequências de não emitir a nota fiscal de simples remessa?

Quais as consequências de não emitir a nota fiscal de simples remessa? O primeiro problema causado pela não emissão das notas de simples remessa é o pagamento indevido de impostos, já que ela é uma oportunidade para o empresário se isentar de tributos quando não ocorre a transferência de titularidade, como entre empresa e cliente.

Qual a natureza da nota fiscal eletrônica de remessa?

A Nota Fiscal eletrônica de Remessa é emitida quando há circulação de mercadorias ou bens em operação não comercial. Ela pode ser emitida por meio da Conta Azul de forma rápida e prática. Importante: como a natureza da nota fiscal é uma Remessa, não será gerado lançamento financeiro nesta operação, apenas movimentação no estoque.

Postagens relacionadas: