Qual a importância da Filosofia da Educação na formação de professores?

Índice

Qual a importância da Filosofia da Educação na formação de professores?

Qual a importância da Filosofia da Educação na formação de professores?

A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Qual é a contribuição da filosofia para a Educação?

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...

Qual a contribuição dos estudos de fundamentos Sócio-histórico filosóficos da Educação para formação docente?

Assim, a disciplina Fundamentos Sócio-Históricos integra-se à formação com o objetivo de fornecer subsídios aos futuros educadores para a compreensão do fenômeno educativo, bem como melhorar sua prática no processo de formação dos seus alunos.

Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador passei direto?

Entre as opções a baixo, qual a opção que evidencia a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador? ... Ajudar os educadores a identificar e interrogar os valores sociais que estão subjacentes, ou sejam que embasam a ação e às concepções do humano.

Qual é a contribuição da filosofia?

A filosofia contribuiu com o desenvolvimento do método científico da ciência moderna. ... Em oposição às teses positivistas, apareceu o filósofo da ciência Karl Popper (19) com a obra A Lógica da Pesquisa Científica (1934), propondo um critério de demarcação entre ciência e não-ciência.

Quais as contribuições da filosofia para entender o ser humano e qual a relação da filosofia com educação?

Como atividade de análise, de refle- xão e de crítica, a filosofia contribui de forma decisiva para a construção do processo educativo. Esta compreensão deve ser instrumento de ação social e política, contribuindo para pensar e repensar o modelo (ou modelos) edu- cacional vigente.

Qual a contribuição da disciplina Fundamentos Sócio antropológico da Educação para a formação de professores?

A disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação tem como objetivo refletir e investigar as relações entre a sociedade, o indivíduo e a cultura, na contemporaneidade, focalizando com especial relevo a "educação" e a "escola", suas funções e relações com a sociedade, o conhecimento e a construção de identidades ...

Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador Enade 2008?

(ENADE, 2008) Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador? a) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada. b) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita.

Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador a ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e as concepções do humano?

"(Enade-adaptado)Qual a contribuição da disciplina filosofia da educação para a formação do educador a) Atender a necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagogico b) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita c) Reunir ...

Qual é o valor ou contribuição da filosofia?

Resposta: A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Como a filosofia pode contribuir para a educação?

A filosofia pode contribuir para que a educação seja pensada, analisada e refletida, saindo assim do ativismo, ou seja, do fazer pelo fazer, sem respaldo que norteie o porquê e o para quê destina-se esse fazer.

Será que a filosofia é imprescindível na formação do educador?

Admite-se também que a filosofia desempenha papel imprescindível na formação do educador. Tanto assim é que a Filosofia da Educação figura como disciplina obrigatória do currículo mínimo dos cursos de Pedagogia.

Qual o papel do profissional da Educação?

Como nos aponta Gramsci, citado por Gadotti (1998, p. 86), «vivemos um momento histórico no qual o bloco hegemônico dominante entra em crise, frente à ameaça de um novo bloco histórico». Nesse contexto incerto, o papel do profissional da educação precisa ser repensado.

Qual a sociologia da Educação na formação de professores?

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES Dissertação apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, conferido pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Postagens relacionadas: