Como autônomo pode emitir nota fiscal?
Como autônomo pode emitir nota fiscal?
O autônomo pode emitir Nota Fiscal de serviço possuindo um CNPJ ou não. Para entender o processo de emissão de nota fiscal como autônomo é preciso saber que não existe a obrigatoriedade de ser uma pessoa jurídica.
É possível emitir nota fiscal sem ter empresa?
Uma dúvida muito comum é se o autônomo pode emitir nota fiscal de serviços mesmo sem ter CNPJ. Sim, é possível emitir nota fiscal de serviços eletrônica como pessoa física, sem precisar ter empresa aberta. Nesse caso, o autônomo emite a chamada nota fiscal avulsa toda vez que presta um serviço.
Como emitir nota fiscal como autônomo?
O primeiro passo para quem quer entender sobre nota fiscal como autônomo é saber que não existe a obrigatoriedade de ser uma pessoa jurídica. Isso porque, devido à emissão de nota fiscal junto à Prefeitura, é possível emitir nota fiscal apenas com um cadastro.
Como emitir nota fiscal de serviços?
O autônomo pode e deve emitir nota fiscal de serviços, já que se trata de um documento importante para comprovar a prestação do serviço e formalizar a operação perante a lei. Como a transação é registrada, ficam garantidos os direitos da empresa e do profissional, além de facilitar a fiscalização do governo.
Quando a nota fiscal precisa ser emitida?
Quando a nota fiscal precisa ser emitida? Ela precisa ser emitida todas as vezes que o profissional fornecer seus serviços para uma pessoa jurídica. Além disso, o profissional deverá emitir nota fiscal para pessoa física se assim o cliente exigir.
Por que é vantajoso emitir nota fiscal?
Isso porque algumas vezes é realmente mais vantajoso emitir nota fiscal como empresa. Assim, é preciso atentar-se ao regime tributário escolhido, sendo o mais comum o de tributação sobre lucro presumido. Porém, muitas atividades podem ser enquadradas também no Simples Nacional, que unifica o pagamento de muitos tributos.