O que é uma nota fiscal de simples remessa?
O que é uma nota fiscal de simples remessa?
As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.
Quais as consequências de não emitir a nota fiscal de simples remessa?
Quais as consequências de não emitir a nota fiscal de simples remessa? O primeiro problema causado pela não emissão das notas de simples remessa é o pagamento indevido de impostos, já que ela é uma oportunidade para o empresário se isentar de tributos quando não ocorre a transferência de titularidade, como entre empresa e cliente.
Quais são as notas fiscais de simples remessa?
As notas fiscais de simples remessa são essenciais quando é preciso transportar bens e mercadorias da empresa sem a finalidade da venda. São utilizadas para enviar e receber insumos entre filiais, brindes, realizar doações e outras transações sem fins comerciais, de modo a atender as exigências da legislação tributária nacional.
Como fazer uma simples remessa de impostos?
A simples remessa geralmente tem isenção ou suspensão de impostos, mas essa condição varia conforme a natureza de cada operação. Não emiti-la pode gerar problemas com o fisco, comprometer o controle do estoque e aumentar o valor dos impostos pagos, sem nenhuma necessidade.
Como emitir uma nota fiscal de saída?
Cabe lembrar que, para cada uma dessas situações, deve-se emitir uma nota para registrar a saída e entrada do item, caso o bem retorne integral ou parcialmente. Por exemplo: você enviou uma impressora para conserto e emitiu uma nota fiscal de saída. Deve emitir a NFe de entrada quando o equipamento retornar.