Como emitir nota fiscal avulsa advogado?
Como emitir nota fiscal avulsa advogado?
“Art. 81. Por ocasião da prestação de cada serviço deverá ser emitida Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e ou Cupom de Estacionamento”. Assim, para saber se, como advogado, você deve ou não emitir nota fiscal, é fundamental entrar em contato com a prefeitura onde mantém o seu escritório.
Como os advogados precisam emitir nota fiscal eletrônica?
Os Advogados autônomos, que não têm empresa aberta e que prestam serviços como pessoa física, não precisam obrigatoriamente emitir nota. No entanto, quando trabalha como correspondente para outros escritórios, por exemplo, o documento pode ser exigido. Nestes casos, o(a) Advogado(a) pode utilizar a nota fiscal avulsa eletrônica.
Como verificar a emissão de nota fiscal para escritório de advocacia?
O primeiro passo é verificar, no seu município, a questão sobre emissão de nota fiscal para seu escritório de advogados, porque quem vai definir se você deve ou não emitir a nota fiscal é a prefeitura do município de atuação. Em determinadas cidades é isenta a emissão de nota fiscal para escritórios de advocacia.
Por que as sociedades de advogados estão obrigadas à nota fiscal eletrônica?
No município de São Paulo, as sociedades de advogados sediadas nele estão obrigadas à emissão de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), de acordo com Solução de Consulta SF/DEJUG nº 9/2018.
Será que você deve emitir nota fiscal?
Mas o fato de ser isento, não significa que você, advogado, não deve emitir nota fiscal. Você pode sim, porém não existe essa obrigatoriedade DESDE QUE seus livros contábeis, ou seja, o balancete e balanço, sejam devidamente registrados na OAB.