Como a filosofia pode contribuir para desenvolver uma consciência reflexiva?

Índice

Como a filosofia pode contribuir para desenvolver uma consciência reflexiva?

Como a filosofia pode contribuir para desenvolver uma consciência reflexiva?

A filosofia pode contribuir na ampliação da consciência humana por meio da inserção da razão. A razão compreende ao conjunto de fatos e teses que podemos ver provados de forma racional, fazendo com que as pessoas possam chegar ao conhecimento da verdade plena.

O que é consciência de acordo com a filosofia?

A consciência é a perceção imediata do sujeito daquilo que se passa, dentro ou fora dele. A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. ... Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida.

Qual a contribuição da filosofia em relação à cidadania?

Colocada desse modo, a filosofia pode ser compreendida como prática de cidadania, uma vez que pensa a realidade histórica de efetivação da liberdade, repleta de problemas éticos, estéticos, políticos, gnosiológicos, epistemológicos, em meio a tantos outros.

Como a filosofia pode contribuir para a coletividade?

Quando meditamos ou refletimos os diversos problemas filosóficos, podemos compreender melhor o contexto que estamos inseridos, como o ambiente, as pessoas a nossa volta, o mecanismo de algumas coisas, logo se conseguirmos compreender melhor estas questões, podemos construir um ambiente melhor a nossa volta, e interagir ...

Qual é a contribuição da filosofia para a educação?

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...

Como a consciência pode ser definida?

A palavra consciência vem do latim conscientia: conhecimento de algo partilhado com alguém. ... A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.

Qual é a consciência da filosofia?

A consciência é a perceção imediata do sujeito daquilo que se passa, dentro ou fora dele. É talvez uma das maiores fontes de problemas de toda a filosofia, por ser ao mesmo tempo o facto mais básico e também o que traz mais dúvidas quanto ao que na realidade é.

Qual a essência da consciência social?

Como indivíduos, somos conscientes do que se passa ao nosso redor e esse grau de consciência é precisamente a essência da nossa consciência social como indivíduo. Por outro lado, a própria sociedade é formada por uma entidade autônoma, neste sentido qualquer coletividade também tem certa consciência social.

Quais os inimigos da consciência social?

A consciência social em sua dimensão individual ou coletiva apresenta uma série de “inimigos poderosos”: a cruel competitividade, o individualismo, a supremacia cultural, a globalização, o consumo de energia não responsável, etc.

Como a filosofia pode contribuir para a educação?

A filosofia pode contribuir para que a educação seja pensada, analisada e refletida, saindo assim do ativismo, ou seja, do fazer pelo fazer, sem respaldo que norteie o porquê e o para quê destina-se esse fazer.

Postagens relacionadas: