O que é Nota Fiscal de serviços Eletrônica?

Índice

O que é Nota Fiscal de serviços Eletrônica?

O que é Nota Fiscal de serviços Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

Como emitir nota fiscal de serviço da Prefeitura?

Entre no site da Prefeitura e clique na área de emissão de notas fiscais. Você vai preencher os campos necessários: CPF ou CNPJ e a senha. Lembre-se de conferir se seus dados estão preenchidos de forma correta, como a inscrição municipal, razão social e CNPJ.

O que é Nota Fiscal de prestação de serviços?

A NFSe, também conhecida como Nota Fiscal de Serviço eletrônica, é um documento comumente utilizado na comprovação da prestação de serviços. Esses serviços podem ser feitos de uma pessoa jurídica a outra ou entre uma empresa e um consumidor final.

Quando deve ser emitida a Nota Fiscal de serviços?

De acordo com a legislação vigente, não existe um prazo estipulado em dias para a emissão desde que ela esteja disponível ao cliente no momento que este toma posse do produto. No caso de Serviços a NF deve ser emitida na contraprestação do mesmo, enviada para o consumidor ou entregue em mãos.

Como emitir nota fiscal de serviços eletrônicos?

O prestador de serviços deve emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), conhecida como Nota Curitibana, a cada operação realizada, conforme disposto na Lei Complementar nº 73/2009. Para isso utiliza o Sistema ISS Curitiba, um ambiente online especial e exclusivo, criado pela Secretaria Municipal de Finanças. Atenção!

Como emitir nota fiscal de prestação de serviços?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, vamos te ensinar como emitir nota fiscal de prestação de serviços. Antes de tudo, é preciso obter um Certificado Digital, que pode ser adquirido através de empresas ligadas ao governo e uma autorização da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) onde a empresa está localizada.

Como é feita a emissão de NFS-e?

A emissão de NFS-e só é permitida aos prestadores de serviço que tenham Alvará Comercial com Inscrição Municipal ativa em Curitiba, com exceção do MEI (Microempreendedor Individual) cuja Inscrição Fiscal é realizada de maneira automática a partir da inscrição realizada no Portal do Empreendedor.

Como a nota fiscal deve ser emitida?

Como o próprio nome já diz, a nota deve ser emitida no caso da prestação de serviços. É como a nota fiscal que conhecemos, só que ao invés de ser para produto, é para algum serviço prestado. A NFS-e deve ser emitida sempre no portal da Prefeitura da cidade onde o serviço foi realizado.

Postagens relacionadas: