O que é redução de base de cálculo?

Índice

O que é redução de base de cálculo?

O que é redução de base de cálculo?

​Essa é uma regra de diminuição de tributação que beneficia operações e prestações específicas, reduzindo em determinado percentual o valor que serve para base de cálculo do ICMS.

Como fazer a redução da base de cálculo?

Neste caso deve se fazer uma simples regra de 3 para achar o percentual de redução a ser aplicado. EX: (Carga tributária x 100)/alíquota da operação. Usando as mesmas informações anteriores temos: 12*1/18 = 66,67%, esse é o percentual de redução que será aplicado sobre a base de cálculo.

Como calcular a base de cálculo de uma nota fiscal?

Por exemplo: Imagine que a sua empresa fez uma venda no valor de R$ 600,00 e que o regime tributário que você escolheu é o Lucro Real. Dessa forma, o cálculo dos impostos da sua NF de venda será: Valor do Imposto = Valor da Venda X Alíquota do Tributo.

Como calcular redução de base de cálculo ICMS GO?

A base de cálculo reduzida será de [1.000 x (11/17) = 647,10] e o ICMS será de [647,10 x 17% = 110,00], portanto o ICMS não pago em função da redução será de [170,,00 = 60,00] e o PROTEGE será de [60,00 x 15% = 9,00].

Como é feita a emissão de uma NF-e?

As demais configurações para uma operação de venda de mercadoria deverão ser feitas normalmente, de acordo com a necessidade da empresa. A emissão de uma NF-e com redução de base de cálculo e desoneração do ICMS é feita normalmente, pelo módulo Faturamento, ou gerando o faturamento a partir de um pedido de vendas.

Como emitir NF-e com desoneração?

Então, o valor que a empresa deixou de pagar de ICMS pode ser considerado como uma desoneração, pois, a empresa deixou de ser onerada neste imposto. Para emitir NF-e com desoneração de ICMS por redução na base de cálculo, veja as configurações a seguir. No campo Al. Red/Acresc Base ICMS informe a alíquota de redução da base de cálculo No campo Al.

Como reduzir a base de cálculo e cobrança do ICMS?

70 – Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária. Caso trabalhe com configurações de ICMS diferentes para cada empresa, no lugar de inserir as informações na aba Comum às Empresas, insira-as na aba Específico por empresas.

Postagens relacionadas: