Como emitir o DARF para pagamento do imposto de renda?

Índice

Como emitir o DARF para pagamento do imposto de renda?

Como emitir o DARF para pagamento do imposto de renda?

Como emitir o Darf Imprima o Darf diretamente no Programa IRPF 2020 na opção Declaração > Imprimir > Darf. O pagamento dessa quota até 20 não sofre nenhum acréscimo. Após essa data, o pagamento deve ser efetuado com os devidos acréscimos legais.

Como efetuar a emissão de DARF?

Quando for efetuar a emissão de DARF para pagamento de algum tributo, primeiro identifique quem é o contribuinte, ou seja, aquele que tem que pagar o tributo. Se for uma pessoa jurídica, preencha o campo 03 com o CNPJ. Agora se for uma pessoa física, preencha o campo com o CPF.

Quais os tributos pagos com o DARF?

Para os donos de empresas, os principais tributos pagos com o DARF são o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Programa de Integração Social ( PIS ), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ( IOF ), dentre outros.

Como é realizado o pagamento de imposto de renda por meio de DARF?

Esse pagamento é realizado por meio de um DARF. Atenção: é importante saber que nem todos os investimentos exigem o pagamento de Imposto de Renda por meio de DARF. No caso das aplicações de renda fixa, por exemplo, o tributo é recolhido na fonte.

Como fazer o cálculo do DARF?

Para fazer o cálculo, faça a diferença entre o valor aplicado e o recebido na venda. É importante ter em mãos, neste caso, o lucro líquido das operações em que você vai emitir e pagar o DARF. Para isso, basta descontar os custos operacionais, como a taxa de corretagem, taxa de custódia e os emolumentos da Bolsa, por exemplo.

Postagens relacionadas: