Qual a relação do belo com a filosofia?

Índice

Qual a relação do belo com a filosofia?

Qual a relação do belo com a filosofia?

O belo é um dos objetos de estudo da Filosofia. Nesse sentido, o belo não é discutível nem pela ciência, como o design, por exemplo. O que de fato define as coisas serem belas é a discussão que envolve esse termo. Beleza sempre foi objeto dos filósofos, desde Aristóteles e Platão.

O que faz com que consideramos algo belo?

Só depois desse século é que surgiu o conceito de que o belo é algo subjetivo, relativo, de gosto individual e da maneira como cada um percebe o objeto. Cada pessoa carrega uma bagagem, uma cultura, uma crença que a faz ver as coisas de maneiras diferentes. Logo, a beleza é definida por suas vivências pessoais.

Qual a relação do belo com a estética?

A relação entre o belo e a estética é relativo ao conceito que cada um da aos dois,algo que possa ser ser belo para alguém pode ter uma estética horrorosa,mas eu ja posso achar que esse mesmo "Algo" tem uma estética Fascinante e um Belo horrendo, como também outro indivíduo possa achar que o belo e a estética desse ...

Quais são os conceitos do Belo?

Com bases em diferentes padrões em épocas diversificadas, os filósofos desenvolveram conceitos próprios aliados ao que é belo e na experiência de contemplação dessas coisas ou mesmo pessoas. De acordo com Immanuel Kant, ainda no século XVIII, o belo está associado àquilo que agrada de forma universal.

Quais são os conceitos da filosofia?

A filosofia traz discussões acerca de diversos assuntos que permeiam a nossa vida em sociedade. Os conceitos aliados ao estético, ou beleza, das coisas está inserido nesse conhecimento.

Qual a origem do conceito de beleza?

O conceito de Beleza, da forma que é utilizado nos dias de hoje, advém de raízes longínquas e é proferida por algumas ideias filosóficas que dão sustentação a toda essa prática discursiva. Ao longo da história a crença no Belo ideal, tal como pensado pela Filosofia, não perdeu poder e tem incidência na nossa época contemporânea.

Qual a beleza para Aristóteles?

Temos assim então que a Beleza para Aristóteles reside em ordem, harmonia e grandeza. Hegel, que é um idealista e bebeu de Platão, diz em seu famoso curso de Estética que a Beleza é uma das armas mais poderosas que o homem possui para superar o seu destino trágico.

Postagens relacionadas: