Qual o agente causador da filariose?

Índice

Qual o agente causador da filariose?

Qual o agente causador da filariose?

É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Qual mosquito transmite filariose?

Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).

Qual sistema fisiológico é afetado pela filariose?

A filariose é contraída através da picada do mosquito Culex contaminado. O sistema fisiológico afetado pela doença é o sistema linfático.

Onde fica a filariose?

O parasita da filariose pode se desenvolver no organismo e se deslocar até órgãos e tecidos linfoides, podendo provocar inflamações e acúmulo de líquido pelo corpo, especificamente pelas pernas, braços e testículos.

Qual é o agente causador da esquistossomose?

Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.

Quais manifestações são ocasionadas na filariose?

A filariose é uma doença parasitária causada por vermes e transmitida através da picada de insetos....Quando eles surgem são:

  • Inchaço na virilha;
  • Febre;
  • Aumento de tamanho do membro afetado;
  • Dores musculares;
  • Mal estar;
  • Dor de cabeça;
  • Presença de gordura na urina.

Como eliminar a filariose?

O tratamento para filariose é feito com antiparasitários recomendados pelo clínico geral ou infectologista que atuam eliminando as microfilárias, podendo ser recomendado o uso de Dietilcarbamazina ou Ivermectina associada com Albendazol.

Quais são as manifestações clínicas da filariose?

Sintomas de filariose

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Acúmulo de líquido nas pernas ou braços;
  • Aumento do volume do testículo;
  • Aumento dos gânglios linfáticos, principalmente da região da virilha.

Quais são os sintomas da filariose?

Os sintomas da filariose podem demorar até 12 meses para aparecer, isso porque a larva transmitida para as pessoas precisa se desenvolver até a sua forma adulta e, em seguida, iniciar a liberação de microfilárias.

Como ocorre a transmissão da filariose?

A transmissão da filariose acontece exclusivamente através da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. Esse mosquito, ao fazer o repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pessoa para se alimentar de sangue, libera na corrente sanguínea da pessoa larvas do tipo L3, que corresponde à forma infectante do parasita Wuchereria bancrofti.

Quais os medicamentos indicados para filariose?

Os medicamentos comumente indicados para filariose são: Ivermectina; Dietilcarbamazina. Atenção! ... Vacina BCG é eficaz mesmo em crianças sem cicatriz, diz OMS.

Como se prevenir da filariose?

A melhor forma de se prevenir da filariose é evitar a exposição prolongada aos mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus nos locais onde ainda ocorre a transmissão. No Brasil, estes locais estão restritos a bairros periféricos dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista (todos da Região Metropolitana de Recife).

Postagens relacionadas: