Como planejo situações de leitura literária?

Índice

Como planejo situações de leitura literária?

Como planejo situações de leitura literária?

- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.

Como trabalhar a literatura no ensino fundamental?

Compartilhar leituras, apresentar curiosidades, fazer relações com a realidade atual são algumas das estratégias para encantar os jovens leitores. “Clássicos são muito difíceis para as crianças”, “É melhor dar textos fáceis no Ensino Fundamental”, “Os alunos não gostam dos textos clássicos”.

Como trabalhar a literatura nas séries iniciais?

É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor. Para isso, é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos tanto na escola como em casa. Mas nada de resumos e questionários padronizados para testar os estudantes.

O que o professor deve considerar ao escolher textos para a atividade de leitura em voz alta?

A escolha dos textos requer cuidados especiais. "Devem ser obras bem escritas, que encantem as crianças. E é importante que o professor também conheça e aprecie a história", orienta Ana Flavia.

Qual a importância da literatura no ensino fundamental?

A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.

Como o ensino da literatura deve ser pensada para o Ensino-aprendizagem nas séries iniciais?

O ensino da literatura na escola deve ser compreendido como linguagem em seus três tipos de aprendizagem: a aprendizagem da literatura, que consiste fundamentalmente em experienciar o mundo por meio da palavra; a aprendizagem sobre a literatura, que envolve conhecimentos da história, teoria e crítica; e a aprendizagem ...

Como percebeu-se a prática da leitura literária na Escola?

Para tanto, percebeu-se a necessidade de elucidar a prática da leitura literária na escola na formação de leitores, cujo objetivo visa assegurar o acesso aos bens culturais e conquistar a autonomia dentro da sociedade.

Qual o papel do leitor no ato da leitura?

INTRODUÇÃO Na segunda metade do século XX, consolida-se, impulsionado pelas teorias de autores como Jauss, Iser, Eco e Ricoeur, o postulado do papel do leitor no ato da leitura como um coautor da obra literária. O leitor passa a ser reconhecido como participante decisivo na criação artística do autor.

Como preparar as leituras?

Como preparar as leituras? Os professores devem seguir alguns procedimentos para que o objetivo da leitura seja atingido. - Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia.

Como nasce o letramento literário?

Letramento literário. Formação de leitor. Este artigo é um estudo de caso, de cunho explanatório e não exaustivo, nasceu no transcorrer do estágio oferecido no curso de graduação de pedagogia da Faculdade de Cariacica no segundo semestre de 2012.

Postagens relacionadas: