Como lançar nota fiscal de devolução emitida pelo cliente?

Índice

Como lançar nota fiscal de devolução emitida pelo cliente?

Como lançar nota fiscal de devolução emitida pelo cliente?

Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.

Precisa da nota fiscal para devolução de mercadoria?

Por ser uma devolução de uma compra, obviamente é necessário você ter a nota fiscal de compra dos produtos. A citada nota será usada para comprovar a sua compra e seus dados serão usados para a devolução da mercadoria ou bem.

Como funciona a emissão de nota fiscal de devolução?

Após o recebimento das mercadorias pelo destinatário, compete ao mesmo a emissão de nota fiscal de devolução que servirá para acompanhar as mercadorias. Apesar de não ser o procedimento correto, existem casos de devoluções que utilizam a mesma nota de origem.

Quando a devolução de mercadoria utilizar a mesma nota fiscal?

Quando a devolução de uma mercadoria utilizar a mesma Nota Fiscal, o destinatário também deverá escrever no verso dela os motivos que levaram à recusa, datar e assinar.

Qual a nota fiscal eletrônica de vendas?

Ela deve conter informações iguais às da nota fiscal eletrônica de vendas, mas o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias) deve ser diferente. Outro ponto importante é que esse documento vai garantir que o produto voltou para o estoque da empresa.

Como emitir a nota de devolução?

A nota de devolução somente pode ser emitida pelo destinatário quando ele der entrada na nota fiscal do produtor. Quando isso acontecer, para que a carga possa retornar pelas rodovias, ele deve emitir o documento para que a devolução siga as normas estabelecidas para a devolução de compra e venda.

Postagens relacionadas: