Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?
Índice
- Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?
- Quais dentes são mais afetados pela fluorose?
- Quais as características da fluorose?
- Quais os graus e tipos de fluorose?
- Qual o aspecto clínico do esmalte no caso de fluorose?
- Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
- Quem tem fluorose pode usar flúor?
- O que é quais as características e consequências da fluorose?
- Qual a idade que se dá à fluorose?
- O que é fluorose e quais os tipos principais?
- Como é realizado o diagnóstico da fluorose dentária?
- Como proteger os filhos da fluorose dentária?
- Será que a fluorose dentária é contagiosa?
- Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?
Existem duas classificações para diagnosticar a gravidade da fluorose. O Índice de Dean define sua classificação de acordo com as seguintes :apresentações: 0- Normal; 0,5- Questionável; 1-Muito leve; 2-Leve; 3-Moderada e 4- Severa.
Quais dentes são mais afetados pela fluorose?
Os dentes mais acometidos por fluorose foram os pré-molares, molares, incisivos e caninos.
Quais as características da fluorose?
A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.
Quais os graus e tipos de fluorose?
A fluorose é um defeito do esmalte dentário. Este defeito do esmalte pode ser classificado em: muito leve (manchas brancas muito pequenas), leve (manchas brancas pequenas), moderadas (manchas brancas maiores) severas e muito severas (manchas acastanhadas de maior intensidade).
Qual o aspecto clínico do esmalte no caso de fluorose?
Nos casos mais severos, poderá mesmo haver irregularidades e perda da estrutura dentária, pois a fluorose torna o esmalte hipomineralizado, mais poroso e friável, e como tal, mais fácil de se desgastar, podendo em alguns casos surgir mesmo sensibilidade dentária e/ou dor de dentes.
Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
Dentre eles estão a hipoplasia de esmalte, a amelogênese imperfeita e a fluorose dental (PITHAN, 2002). Todas essas alterações apresentam características clínicas semelhantes, sendo necessário um exame clínico minucioso, além da anamnese cuidadosa e exame radiográfico em alguns casos.
Quem tem fluorose pode usar flúor?
Assim, quando os dentes de leite caem, seus sucessores automaticamente nascem com esse problema. Portanto, usar creme dental com flúor durante a vida adulta não vai agravar a fluorose, porque esse quadro acontece nas crianças e acompanha o indivíduo nas demais faixas etárias.
O que é quais as características e consequências da fluorose?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Qual a idade que se dá à fluorose?
A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. Ela ocorre durante o período de formação dos dentes de leite, ou seja até os cinco anos de idade.
O que é fluorose e quais os tipos principais?
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
Como é realizado o diagnóstico da fluorose dentária?
O diagnóstico da fluorose dentária é realizado pelo médico dentista através da observação clínica, sendo que a anamnese ou história clínica do paciente, poderá ajudar na sustentação desse mesmo diagnóstico.
Como proteger os filhos da fluorose dentária?
Já em casos mais graves, com manchas mais marrons, o clareamento pode ser o único método possível para eliminar a fluorose dentária. Para proteger os pequenos, a Odontoprev tem o plano perfeito: Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria desde o primeiro ano de vida.
Será que a fluorose dentária é contagiosa?
A fluorose dentária é contagiosa? A fluorose dentária não é contagiosa ou transmissível, ou seja, a fluorose dentária não se “pega” ou “passa” de pessoa para pessoa, como por exemplo, através do beijo ou partilha de alimentos.
Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
Nos casos de fluorose leve, que são as formas mais prevalentes, o tratamento mais indicado é a combinação das técnicas de microabrasão de esmalte e clareamento dental, por serem considerados os tratamentos menos invasivos já fundamentados na literatura para a